A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sucesso e Felicidade

Sucesso é conseguir o que você quer, felicidade é querer o que você consegue.
(D. Gardner)
 
A Ética dos Ancestrais já dizia:
"Quem é rico? Aquele que está satisfeito com a sua porção."
O sucesso é uma medida que depende de reconhecimento externo, já a felicidade é uma medida interna.
O mundo externo pode oferecer o que tem de melhor, mas se você não quer o que consegue então não há sucesso possível que gere felicidade.
Vemos que a força motriz de tudo é o querer.
Qualquer maestria sobre a vida tem a ver com a arte de ser dono de seu querer. Quando, ao contrário, se é escravo do querer, o máximo a ser almejado é o sucesso.
E de bem-sucedidos que se suicidaram o cemitério está cheio.
Mas não conheço ninguém que, por felicidade, tenha tirado a própria vida.
 
Por: Nilton Bonder

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A ARTE E A CIÊNCIA DE DUVIDAR DE TUDO

Se você não estiver desistindo do caminho da Kabbalah, questionando o caminho da Kabbalah e duvidando do caminho da Kabbalah ao menos uma vez por semana, ou, melhor ainda, a cada dia ou a cada hora, então você não está crescendo!
Sentimentos negativos de querer parar com tudo isso e pensar que simplesmente não funciona mais são o sinal de que você está fazendo um incrível progresso!
Não se engane, eu sou aluno do Kabalista Rav Berg e da Karen e do Kabbalah Centre há 25 anos.
Aqueles alunos que amam, adoram, se encantam e dançam à Luz da Kabbalah todos os dias, todas as horas, todos os Shabbatot, são os primeiros a desistirem e seguirem por outro caminho.
Aqueles que batalham diariamente, que lutam para fazer as conexões, que não conseguem entender porque está todo mundo tão feliz com aquelas benditas orações e festas com as quais temos que nos conectar, estes são os que certamente constroem os músculos espirituais mais fortes.
Tem que ser uma luta com subidas e descidas, porque cada vez que você cai, está na verdade caindo para CIMA!
O quê?
“Estou caindo pra cima?” - você pode se perguntar.
Como?
O que isso significa? Cair pra cima?
Acompanhe de perto…
Há escadas e mais escadas e mais escadas na realidade metafísica. Essas escadas são as dez dimensões, a Árvore da Vida, e cada uma delas tem dez degraus. Conforme você sobe a primeira escada, você sobe dez degraus, superando as dúvidas ao longo do caminho.
Quando você atinge o topo da Escada Número Um, sente uma alegria e bençãos extraordinárias e geralmente consegue um ou dois milagres. Mas agora é o momento de subir a Escada Número Dois. E agora você está começando no primeiro degrau. Neste mundo, parece que você acabou de voltar para o início de tudo novamente. Você coça a cabeça e diz: “Que droga! Não funcionou. Eu não mudei. Não estou fazendo nenhum progresso!”
Não. De forma alguma.
Por quê?
Porque você não voltou para o início da Escada Número Um. Você caiu para CIMA, nos pés da Escada Número Dois.
E agora você começa uma nova subida, para um nível ainda mais alto de existência, bençãos e sabedoria.
Pode até parecer que o mesmo problema está sendo recorrente em sua vida. Mas não é o mesmo problema. É um nível mais profundo de um problema antigo, porque você está indo mais fundo dentro de si, erradicando um nível mais profundo da força chamada de ego ou Satan. Você está ganhando. Não perdendo.
Cada novo passo trará uma nova dúvida e um novo sentimento de desistência. Você vai encontrar coisas que estão erradas com o seu professor, coisas que estão erradas e contrárias no Centro e neste caminho.
Por quê?
Porque o Satan está lá esperando por você em cada um daqueles dez degraus com uma dúvida, uma preocupação, um medo ou um julgamento diferente, que ele implanta dentro de sua mente.
Quando você sente essa dúvida e você a derrota, então você segue subir para o próximo degrau da escada. E é assim que você ajuda o mundo. Você venceu o Satan e esmagou seu ego naquele nível específico, e acabou de fazer com que isso seja mais fácil para o resto do mundo!
Então, pare de pensar apenas em si mesmo quando estiver tomado pelas dúvidas. O mundo está contando com você. E o Satan está contando que você desista.
Você tem que batalhar para ajudar a si mesmo e, em troca, ajudar a esse mundo.
Você realmente diminui a influência global do Satan e do Ego a cada vez que derruba da escada uma parte do ego.
Esse é o caminho do verdadeiro guerreiro da Luz.
A guerra é travada dentro da consciêcia humana.
Da sua consciência.
E quando um número suficiente de pessoas abraçarem esta guerra profundamente difícil, uma massa crítica será alcançada e iremos transformar o mundo inteiro de escuridão em Luz.
A única arma do Satan é nos fazer duvidar, desistir e ficar depressivos a cada vez que subimos e caímos para cima, no próximo nível.
Ele irá tentar convencê-lo de que você caiu para baixo.
Agora você já sabe.
Estude bem isso. E estude com frequência
.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Os 72 nomes de Deus : Dia 1, Amor Incondicional



Geralmente, é preciso esforço para encontrar coisas em comum com as pessoas que pensam, enxergam, vivem ou rezam de forma diferente da nossa. Mas, às vezes, pode ser ainda mais difícil encontrar coisas em comum em nossos atuais relacionamentos interpessoais.

O que precisamos aprender é que quando amamos alguém- um parceiro, um amigo ou um membro da família - e essa pessoa demonstra mudanças de humor desagradáveis ou cutucam nossos pontos fracos, mesmo assim, precisamos estender a elas amor sem interesses ocultos, exatamente da mesma maneira que gostaríamos que estendessem amor para nós, com todas as nossas fragilidades e fracassos.

Isso não significa que não podemos estabelecer limites saudáveis, ou que tenhamos que aturar alguém nos tratando mal. O que significa é que precisamos permitir que as pessoas próximas a nós sintam que são parte de nós - mesmo quando estão "fora e abaixo de sua conduta normal", por assim dizer, ou quando agem como crianças e não como adultos.

Podemos receber a dádiva do amor incondicional quando estamos prontos e dispostos a estendê-lo.

Afirmação do dia:
Eu estendo amor incondicional aos outros e, desta forma, trago o mesmo amor para minha própria vida. Crio harmonia entre as outras pessoas e eu, e esta harmonia se propaga a partir de mim para o restante do mundo.

Karen Berg

Reze

Reze para que você não tenha que suportar tudo que pode suportar 
A maioria das pessoas pede por saúde, noivos ou até mesmo dinheiro. 
Não que tudo isto não valha a pena: saúde, amor e sustento são expectativas que todos temos o direito de almejar. 
Uma compreensão maior da vida, no entanto, nos faz sonhar de forma distinta. Compreender que o ser humano pode suportar coisas muito difíceis e que estas fazem parte da vida nos faz ter outras expectativas diferentes. 
Devemos ser muito gratos à vida quando esta nos trata com graça, pois fomos feitos tanto para usufruir de seu banquete quanto capacitados a sofrer suas mazelas. 
Dê-nos um caminho leve e, quando não o for, dê-nos fé de que podemos suportá-lo. 

Por: Nilton Bonder

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Aquário: Construindo Sua Conta Bancária Cósmica


Após carregar o peso pesado de Capricórnio no mês passado, nesta semana damos as boas vindas à leveza de Aquário, como a um sopro de ar fresco. Aquário é um signo de ar; no entanto, dentre os signos de ar, é aquele a que os astrólogos se referem como “fixo”, querendo dizer que ele está associado à estabilidade, inflexibilidade e capacidade de manter o curso. Isso significa que as pessoas nascidas sob o signo de Aquário são intelectuais, rápidas de pensamento, fortes, doadoras e teimosas – tudo ao mesmo tempo.

Como os pensadores avançados do universo, os aquarianos conseguem enxergar o resultado final do que estão fazendo antes mesmo do trabalho começar. Eles são verdadeiros visionários, com grandes ideias para si e para o mundo. Muitos aquarianos trabalham para projetos humanitários de grande escala e, mesmo que não trabalhem neste setor, eles respeitam e são inspirados por essas iniciativas.

Para todos nós, Aquário é um momento de expansão. Este é o mês em que podemos seguir em frente com projetos e relacionamentos que talvez tenhamos interrompido no mês de Capricórnio. Por Aquário ser o carregador de água, o servidor do zodíaco, os aquarianos geralmente são pessoas de mente e coração abertos, fazendo com que a energia deste mês seja de serviço e expansão. Isso significa que agora é o momento perfeito para todos nós nos colocarmos mais em equilíbrio com a natureza e com os outros. É um ótimo tempo para pensar fora dos nossos limites e expandir nossas esferas de influência – hora de se estender para os outros e não para sentar e descansar sobre os louros.

Alguns de nós podemos dizer: “Mas estou feliz e confortável onde estou agora. Acordo e faço x, y e z. Tenho um bom espaço. Agora, deixe-me ficar sentado, relaxando e desfrutando. Não preciso realmente fazer trabalho voluntário ou sair do meu conforto e da minha rotina. Na verdade, estou bastante bem onde estou”.

Isso é bom, mas o fato é que vai chegar uma hora na vida – e essa hora chega na vida de todo mundo – em que precisaremos sacar da nossa “conta bancária espiritual”. E o que é uma conta bancária espiritual? Colocado de forma simples, assim como temos uma conta bancária física, com depósitos e retiradas de dinheiro, também temos uma conta bancária cósmica pessoal, que construímos ao compartilhar e nos transformar, que diminui quando recebemos.

Se nosso objetivo primordial for aumentar nossa conta bancária espiritual através de palavras e ações positivas de bondade e se, através dos nossos esforços formos além de nós mesmos, então, no final da linha, quando precisarmos fazer uma retirada para nós em nome de outra pessoa, seremos capazes de fazê-lo.

O Rav sempre costumava citar a terceira lei de movimento de Sir Isaac Newton que diz: para cada ação, existe uma reação igual e oposta.

O que isso significa é que, assim como nos comportamos e nos estendemos para os outros neste universo, assim o universo se comportará em relação a nós.

Cada um de nós possui dois aspectos de ser: o aspecto que reside neste mundo físico, o mundo que os kabalistas chamam de Malchut, e o aspecto espiritual, que reside no Mundo Superior.

O despertar para o crescimento e a expansão precisa vir de Baixo, do nosso esforço neste mundo. Se não fizermos nada aqui, se estivermos satisfeitos em simplesmente permanecer no mesmo lugar e pensar apenas no nosso conforto, então nossa alma terá maior dificuldade para canalizar bençãos e potencial para nós. Por outro lado, quando procuramos por oportunidades de nos estender em nome dos outros e em ser uma força de bondade, quando nos movimentamos e fazemos coisas que são difíceis para nós, então nossa alma pode começar a manifestar seu potencial neste mundo.

Tenham um mês maravilhoso e não se esqueçam de conferir o extrato de suas contas bancárias espirituais de vez em quando. Cada um de nós, não importa quão bons, espirituais ou justos sejamos, precisa do Criador para manter um saldo positivo.


Karen Berg