Os kabalistas ensinam que a consciência mais importante que devemos ter é a consciência da certeza. Eles deixam claro que, não importam as ações que realizemos, se não formos capazes de desenvolver nossa certeza na Luz do Criador, não seremos capazes de atrair continuamente cada vez mais bênçãos para nossas vidas.
Certeza é um conceito relativamente simples de se abordar.
Certeza significa ter conhecimento de que absolutamente tudo que ocorre em nossas vidas – desde as mínimas coisas até as maiores – vem da Luz do Criador e, no final das contas, acontecem em nosso beneficio. Mesmo em situações que parecem caóticas e que não desejamos que aconteçam, certeza é ter o entendimento de que absolutamente tudo vem da Luz do Criador e portanto é para o nosso bem maior.
Por que certeza é tão importante? Os kabalistas explicam que para cada bênção, para cada nível de Luz que desejamos atrair para nossas vidas, tem que existir o que se chama recipiente, um lugar para o qual você possa atrair Luz. E eles dizem que o maior recipiente é a certeza, porque quando uma pessoa possui certeza, ela está completamente unida e ligada à Luz do Criador; assim, a Luz pode fluir mais rápida e facilmente para aquela pessoa.
Por outro lado, os kabalistas ensinam que quando a vida e a consciência de uma pessoa estão cheias de dúvidas e preocupações, então aquelas dúvidas ou preocupações literalmente quebram o laço e a conexão que o indivíduo possui com a Luz do Criador. E como tal, mesmo que existam bênçãos destinadas a se manifestarem na vida dessa pessoa, o despertar da dúvida e da incerteza separa a pessoa tanto da Luz do Criador quanto das bênçãos que estavam destinadas a se manifestarem em sua vida.
Esse é um entendimento fantástico: cada um de nós tem muito mais bênçãos que foram preparadas e estão prontas para se manifestarem do que realmente recebemos. Mas na verdade, porque ainda vivemos com algum nível de dúvida, incerteza e preocupação, impedimos a Luz do Criador de manifestar essas bênçãos em nossas vidas.
O que fazer então? A resposta é muito simples : você tem que praticar a certeza, do menor até o maior grau. Você pode estar dirigindo de volta para casa e alguém lhe cortar. Sua inclinação natural será dizer: Isso é só um pouco de caos no meu dia, sem motivo, e vou me aborrecer. Ou outra forma de encarar seria: Isso está vindo da Luz do Criador , tem alguma coisa aqui em meu benefício e aceito desta forma. Não vou ficar aborrecido. Na verdade, vou ficar feliz.
Somente se uma pessoa pratica certeza consistentemente, de um caso para outro, é que a certeza verdadeira se constrói. Todo dia, existem pelo menos dez ou quinze momentos em que podemos escolher – vamos ficar preocupados e cheios de dúvidas ou aquilo está vindo da Luz do Criador? Acabei de saber que alguém falou mal de mim. Acho que alguém está pensando mal de mim. Será que isso é simplesmente caos? Ou será que você pode saber sem dúvida que isso é em seu benefício, para aceitar e aproveitar?
Somente se estivermos desenvolvendo essa consciência, praticando-a momento após momento, dia após dia, teremos a capacidade de desenvolver nossa certeza na Luz do Criador. E ao desenvolver essa certeza na Luz do Criador, desenvolvemos nossa capacidade de receber e manifestar as grandes bênçãos que essa Luz deseja e se preparou para manifestar em nossas vidas.
Assim, os kabalistas ensinam que uma das práticas espirituais mais importantes é a da certeza. De dez oportunidades que temos, em qualquer dia, de escolher se alguma coisa está acontecendo conosco de forma caótica ou se está vindo da Luz do Criador, temos que escolher ter a consciência de certeza ao invés de caos, dia após dia, a cada instante.
Somente – e tão somente – se estivermos praticando e desenvolvendo nossa certeza, poderemos estar seguros de que as bênçãos finais que desejamos se manifestarão rápida e completamente em nossas vidas.
Michael Berg
A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.
A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.
É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.
Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.
Yehuda Berg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário