A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Os efeitos de nosso pensamento

A Cabalá e seus efeitos práticos em nosso cotidiano se aprendidos e usados adequadamente, oferecem ao homem uma fonte inesgotável de sabedoria, ajudando-o a lidar com as realidades da vida.
Por isso, grandes rabinos e cabalistas, como o Baal Shem Tov, e, mais recentemente, o Rebe de Lubavitch, estimularam e ajudaram a difundir o pensamento cabalístico através de ensinamentos acessíveis a todos.
Acreditavam que, mesmo sem entrar nas profundezas esotéricas de seus ensinamentos, a sabedoria que a Cabalá incorpora tem o poder de enriquecer a vida.

A necessidade de acessar esse conhecimento mais profundo se tornou ainda mais premente hoje, quando temos que diariamente enfrentar um mundo cada vez mais complexo.
O Rebe de Lubavitch afirmava que "as mulheres, mais do que os homens, sabem disto".
Porque, costumava dizer, hoje em dia, elas têm uma agenda dupla: criam a próxima geração - como sempre o fizeram - e estão totalmente integradas na parte social e econômica da sociedade.

À medida que vou percorrendo o mundo, sinto que as pessoas querem algo mais significativo em suas vidas.
Quando ocorrem coisas significativas em nossas vidas e no mundo, acordamos para nossa dimensão mais profunda.
O último Rebe de Lubavitch dizia que cada um de nós pode projetar seu pensamento para alguém do outro lado do mundo e isto pode afetá-lo material e espiritualmente.
Uma pesquisa feita em laboratórios em várias partes do mundo pode ajudar-nos a compreender esta idéia.
Durante a experiência, duas pessoas colocadas em dois quartos separados, sem se comunicarem, são submetidas a um eletroencefalograma.
Pede-se então, para uma das pessoas tentar transmitir um sentimento de compaixão para a do outro quarto.
O eletroencefalograma registra a mensagem de compaixão.
Durante outra pesquisa, pedia-se para que uma pessoa observasse um tubo de ensaio com enzimas, que estivesse a um metro e meio de distância, e tentasse interferir no funcionamento das enzimas.
Chegou-se à conclusão de que o pensamento pode alterar até mesmo um tubo de ensaio.

Estabelecido que o homem tem o poder de afetar até o funcionamento de uma enzima, a grande pergunta é:
Como mudar a nós mesmos?
Como atingir um equilíbrio em nossa vida?

D'us criou o ser humano com um desafio embutido nele.
Para explicar, falarei mais sobre a fisiologia e sobre as descobertas da última década.
Sabemos que o ser humano tem três cérebros: a mente animal, responsável por nosso instinto, pela sobrevivência; a mente responsável pelas nossas emoções; e o córtex, responsável pela parte superior da mente.
A novidade é a descoberta de que o fluxo de transmissão dos neurônios entre a mente e o corpo e entre o coração e o corpo trabalham em velocidades diferentes. Na verdade, o neurônio trabalha três vezes mais rápido na parte das emoções do que no córtex, ou seja, a pessoa "sente" três ou quatro vezes mais rápido do que "pensa".
E é por isso que estamos sempre buscando desculpas.
Por exemplo, você passa por uma loja e vê uma roupa que lhe agrada e tem vontade de comprá-la.
O que você faz?
Pensa em 101 motivos para comprá-la, mesmo que já tenha três iguais em seu guarda-roupa.
Como se chama isso?
Racionalização do sentimento.
É que o coração captura e aprisiona a mente.
É o sentimento aprisionado ao raciocínio.

O Alter Rebe, o primeiro Rebe de Lubavitch escreveu a obra Tanya com a finalidade, de tornar a Cabalá acessível.
A obra ensina algo de extrema importância:
"Moach Shalit Al-Halev", isto é, a mente domina o coração.
A mente deve dar a forma ao coração.
O que é mente?
É a direção, uma bússola.
O que é emoção?
Emoção é a energia.
Não podemos usar só a mente e ser uma pessoa inteligente, porém fria e calculista. Por outro lado, não faz sentido ser uma pessoa totalmente emocional.
Às vezes os sentimentos não são adequados ou são direcionados ao lado errado.

Você pode ser uma pessoa extremamente boa, ter muita compaixão. Mas, se permitir que seus sentimentos fluam de forma errada, pode ferir outra pessoa.
Veja o exemplo de pais amorosos que não conseguem controlar seus sentimentos pelo filho. A criança talvez possa ter problemas e os pais tentam compensar dando sempre tudo que ela pede. O resultado é uma criança malcriada.
Há amor e compaixão, mas não usados de forma sábia.

O Alter Rebe também ensinava:
"É preciso que a mente esteja sob o domínio do coração em equilíbrio".
E qual é o equilíbrio?
Primeiro vem a direção - a mente, moach - e depois os sentimentos.
Não confundam!
Não estou falando em reprimir sentimentos.
Estou falando em reaprender a permitir que nosso coração flua de forma sábia.
A emoção é a forma como a alma flui através do coração.
Já a mente é a forma como essa mesma alma flui pela fisiologia cerebral.
Será que o indivíduo consegue treinar novamente a forma como a alma flui através da mente?
Será que consegue fazer o mesmo com a maneira pela qual a alma flui pelo coração?
Em outras palavras, será possível reaprender a interpretar a realidade de forma diferente?
Sim, é possível!

Por: Rabino Laibl Wolf  

terça-feira, 26 de abril de 2016

Abrir nossos corações

Quando pensamentos obsessivos – preocupação, ansiedade, medo, pessimismo, incerteza e fantasias negativas – nos invadem, podemos “trazer nossa mente de volta” ao abrir nossos corações.

Corações frios são aberturas para um ataque de pensamentos danosos e improdutivos.
Quando nossos corações se tornam abertos e calorosos, selamos essas aberturas de uma vez por todas

Por: Yehuda Berg

segunda-feira, 25 de abril de 2016

A Parte do Coração

Um dos problemas maiores do mundo é que algumas vezes deixamos nos levar tanto pelos nossos próprios sistemas espirituais que esquecemos que as outras pessoas têm suas próprias normas também.
Deixamos-nos sermos levados pela rotina de nossa prática e esquecemos a parte do coração.
Se queremos salvar este mundo – e certamente você precisa ser salvo – devemos constantemente estar dirigindo nossos pensamentos para a compaixão e tolerância para com os outros.
Só quando você, eu e todos nós, que estamos fazendo o trabalho, aprendermos esta lição (e a vivermos em nossas vidas diárias) este mundo começará a girar em uma direção diferente.
Seja tolerante.
Permita que os outros tenham suas próprias opiniões, não importa tão errada pareçam.
Deixe ir a necessidade de mudar as pessoas, de influenciá-las para sua forma de pensar.
Foque no amor, isso sempre funciona.
Em outras palavras, quando você estiver em dúvida, vença ela com um abraço. Bem, talvez essa última linha seja um pouco louca, mas espero que entenda o que quero dizer.

Amor é tudo
Quando estivermos em dúvidas sobre o que temos que fazer com a outra pessoa devemos apenas dar amor, compaixão e tolerância.
Nós ficamos muito presos em nossa mente racional quando temos uma pessoa difícil em nossa vida, achamos que ela vai para o caminho da escuridão ou que ela vai terminar nos odiando. Mas, se injetarmos amor e suas ramificações (compaixão, tolerância, respeito, dignidade humana, paciência, etc.) no nosso coração e depois na pessoa, então algum milagre vai ocorrer!
Sei que custa tentar, mas não temos outra saída a não ser aumentar nosso nível de amor para com ela.
Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira

domingo, 24 de abril de 2016

O Nosso Coração

Não devemos nunca acreditar que é tarde demais para nos tornarmos espirituais, que já causamos estragos demais.
A coisa mais importante é o nosso desejo de nos tornarmos pessoas melhores, de encontrarmos pequenas formas de nos desapegarmos de nosso egoísmo diariamente.
O principal é fazer hoje um pouco mais do que ontem, e amanhã um pouco mais do que hoje.
E ter em mente que não estamos fazendo nada pelos outros, mas apenas por nós mesmos.
Tudo o que o Criador deseja de nós é o nosso coração.

Por: Yehuda Berg

sábado, 23 de abril de 2016

Espiritualizado

A partir do dia 23 de abril a noite e nas próximas semanas, todos seus ensinamentos básicos da cabala serão testados:
- Onde há maior escuridão, há maior Luz.
- Quanto maior o desafio, maior a recompensa.
- A questão não é o quanto você ama uma pessoa quando a ama, e sim o quanto você ama uma pessoa quando a detesta.
E por aí vai.

É durante esta época entre Pessach e Shavuot, chamada de Omer, que temos uma oportunidade de colocar todos os nossos estudos em prática. 
Quando as coisas estão fluindo, é fácil ser um cara espiritualizado.
Quando as coisas ficam difíceis é aí que fazemos por merecer nossas estrelinhas.

Além disso, o trabalho que realizamos com nós mesmos afeta milhares de outras almas, diz Rav Isaac Luria, grande cabalista do século XVI. 
Quando ganhamos mais sustento, ou encontramos nossa alma gêmea, ou ficamos mais focados no trabalho e em casa, abrimos os portões para essas outras almas darem passos semelhantes.
Estas semanas, quando for levado ao limite da reatividade (e além do limite), Implore à Luz que lhe mostre misericórdia, e uma maneira melhor de agir, para que seu crescimento possa beneficiar outras pessoas.

Nossas orações são respondidas muito mais rápido quando pedimos pelos outros.
Tenha isto em mente estas semanas. 

Nunca se sabe quem está contando com você.

Por: Yehuda Berg

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Segredo dos Segredos

Por que alguém que escaneia O Zohar, faz a oração do Ana Bekoach, medita nos 72 Nomes de Deus, compartilha, faz restrição de seu ego, vai ao Shabat, etc. e mesmo assim ainda continua tendo caos em sua vida?
Ela faz tudo isso, mas não faz o que a alma dela precisa fazer.

Todos nós temos um tikun especial.
Tem gente que vem a esse mundo como sendo sua maior missão tratar sua esposa com carinho e gentileza.
Ele pode fazer uma série de ações espirituais de valor, mas se ele não fizer isso (tratar sua esposa com carinho e gentileza) ele não terá cumprido seu Tikun e por isso o caos não pode ser retirado da vida dele.

Temos que saber e fazer nossa missão especial!
E será isso que irá remover o caos de nossas vidas,

Um dos segredos mais importantes do ano (de todos os anos) que o Grande Cabalista Rabi Avraham Azulai (o mesmo que descobriu os segredos da imortalidade, da água e do mikve) disse é que:
"...cada dia do Omer equivale a 8 dias de Tikun".

Isso significa que cada dia do Omer (que se inicia na noite de 23 de abril) equivale a 8 dias de dor, de sofrimento, de problemas, etc.
Então, se nós usarmos cada dia do Omer para nos transformar, tentando ser proativo o máximo possível e restringindo nosso ego, estaremos evitando 8 Dias de sofrimento em nossas vidas!
Agora façam as contas: o Omer tem 49 dias.
Multiplique 49 x 8 e o resultado é: 392!
Imagine: sua vida menos 392 dias de tikun.
392 Dias sem dor, sem caos e sem sofrimentos!
Esse é o poder do Omer!
49 dias de trabalho duro em cima do ego para retirar 392 dias de dor, caos e sofrimento!
Olhe para cada evento negativo e difícil nesses 49 dias do Omer com essa consciência, com esse pensamento de que esses testes são nossas oportunidades para removermos 392 dias de caos, dor, e sofrimento de nossas vidas.
As semanas do Omer terminam na festa cósmica conhecida como Shavuot - o dia da imortalidade!

Por: Shimon Ferreira

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Mais cuidado, mais amor

Falamos sobre o que significa amarmos uns aos outros, nos importarmos uns com os outros. A verdade é que a coisa mais difícil de se fazer neste mundo, às vezes, é realmente amar alguém. Por quê ? Quando tudo vai bem e em harmonia, é muito simples amar. Mas, o que acontece quando as coisas não vão tão bem? O que acontece com aquele amor? Repentinamente se torna outra coisa.
Precisamos entender que amamos os outros, não apenas pelo que eles fazem por “mim” ou como eles trazem benefícios para “minha” vida, mas porque, com todas as coisas negativas e positivas, há um ponto em que nos unimos, um ponto que não muda de lugar. Não estou falando necessariamente sobre relacionamentos românticos. Refiro-me a amizades também. Dizem que um amigo é alguém sabe tudo sobre você e, mesmo assim, o ama. Se pudermos nos levar a chegar a essa consciência, a estarmos conscientes dessa nossa interconexão, poderemos nos abrir, abrir nossos recipientes, para que haja mais cuidado e mais amor, que é a única coisa que realmente importa, porque é a Força de Vida de Deus.

Karen Berg