Há uma diferença entre aventura intelectual e conhecimento da Verdade.
Ambos obrigam a mente a ir ao extremo.
Nos dois casos, a mente por fim chega a um beco sem saída, a um ponto fundamental onde ela tem de render-se, dizendo: "É assim, porque é."
Numa aventura intelectual, é você quem decide rejeitar ou aceitar esses axiomas — pelos resultados serem belos ou desagradáveis; por eles serem elegantes ou confusos; por seus corolários combinarem tão bem com tudo que você já sabe ou por serem simplesmente radicais demais.
Enfim, suas conclusões dependem do que você quer fazer e do que você não quer fazer, de quem você é e de quem você quer ser, de como você vê seu mundo e de como você quer que ele seja.
A verdade não espera sua aprovação.
A verdade é algo que você aceita apesar do que você quer ou não quer fazer.
Na realidade, a Verdade é frequentemente muito inconveniente.
Ambos obrigam a mente a ir ao extremo.
Nos dois casos, a mente por fim chega a um beco sem saída, a um ponto fundamental onde ela tem de render-se, dizendo: "É assim, porque é."
Numa aventura intelectual, é você quem decide rejeitar ou aceitar esses axiomas — pelos resultados serem belos ou desagradáveis; por eles serem elegantes ou confusos; por seus corolários combinarem tão bem com tudo que você já sabe ou por serem simplesmente radicais demais.
Enfim, suas conclusões dependem do que você quer fazer e do que você não quer fazer, de quem você é e de quem você quer ser, de como você vê seu mundo e de como você quer que ele seja.
A verdade não espera sua aprovação.
A verdade é algo que você aceita apesar do que você quer ou não quer fazer.
Na realidade, a Verdade é frequentemente muito inconveniente.
- O Rebe de Lubavitch
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