A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Shemini Atsêret e Simchá Tora



Devemos neste momento importante da Tradição refletir sobre quanto estamos verdadeiramente comprometidos com os ensinamentos da Torá e principalmente a natureza de nossa Simchá (Alegria).
Para a Cabalá, a alegria (entusiasmo) é a condição fundamental para o entendimento.
Por isso temos que pensar não apenas em fazer a “coisa certa”, mas também fazer “certo a coisa”.
Isso significa que não basta fazer o bem, é preciso fazê-lo com entusiasmo.
Vamos todos juntos estar na mesma corrente energética.
No dia de hoje seria muito bom a leitura dos salmos 8 e 147.
Uma boa dica é: sempre fazer a leitura dos salmos e meditações voltado para o leste...
Se possível na direção de Jerusalém...
Para a Cabalá, o planeta contém muitos centros de energia espiritual, que funcionam como portais, através dos quais a Luz do Mundo Infinito flui para a nossa dimensão.
Israel é o centro de energia de todo o planeta, por isso é que existe tanto conflito por lá.
É o centro, para onde todas as energias produzidas no planeta migram.
A violência que existe em Israel é um reflexo da violência que existe ao redor do mundo, e dentro de cada alma.
A cidade de Jerusalém é a fonte de energia de Israel.
Todos nós podemos, com a força do pensamento, manter uma conexão com esta energia espiritual e ajudar a produzir o fluxo de energia espiritual para todo o mundo.
 
Shemini Atsêret e Simchá Torá são festas celebradas em um único dia em Israel (22 de Tishrei) e em dois dias na diáspora (22 e 23 de Tishrei).
Shemini Atsêret, é o o oitavo dia de Sucot.
Está na Torá: "Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Eterno; no oitavo [shemini] dia haverá santa convocação para vós, e oferecereis ofertas queimadas ao Eterno; é dia festivo no qual D´us vos retém [atséret], nenhuma obra servil fareis"
Vayicrá 23:36.
É dito que D'us nos convida, durante todo o período de Sucót, a estarmos em Sua companhia, e quando chegamos ao sétimo dia, Ele nos pede para ficarmos um pouco mais.
O número 8, para a Cabalá, está ligado ao aspecto da transcendência, à experiência do devekut.
Apenas no oitavo dia de inauguração do tabernáculo no deserto é que a Shechiná se manifesta entre os Bnei Israel.
Simchá significa "alegria", e é com este estado de espírito que nos preparamos para recomeçar o estudo da Torá, a partir de Bereshit, em um novo nível de entendimento.
Somos todos compostos por 600.000 letras e, nesta ocasião, alinhamos as nossas letras às da Torá, de modo a promover uma profunda transformação na nossa natureza, aumentando o fluxo da Luz de Ein Sof a Malchut.
O Simchá Torá assinala o final do ciclo de leituras da Torá para o ano, porque a última sedra, é lida e completada neste ponto do serviço.
Simchá Torá também assinala o começo do ciclo de leitura da Torá, uma vez que, assim que aa última parte da última sedra foi lida pelo Noivo da Torá (o Noivo da Torá é aquele honrado com a leitura da última sedra), o ciclo recomeça com a leitura das três primeiras partes do Gênese, a primeira sedra.
Simchá Torá encerra com uma conclusão tumultuosa o ciclo de dias santos do mês de Tishrei, que começou com a prática solene do Rosh Hashaná no primeiro dia do mês.
Na noite de 22 de Tishrei (a partir das 18h lê-se o livro de Eclesiastes.
_
Por: Raziel

Nenhum comentário:

Postar um comentário