A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ver e ouvir funciona diferentemente.

Nossos Sábios afirmam:
“Uma testemunha não pode atuar como um juiz”. 
E eles explicam o fundamento lógico: “Uma vez que alguém tenha visto [um crime] ser cometido, ele nunca poderá encontrar uma justificativa para seu perpetrador”. 
Isto nos ensina que a visão faz mais do que transmitir informação.
Quando um juiz ouve os detalhes de um crime contados por te
stemunhas, ele pode ainda pensar objetivamente sobre o assunto e considerar os méritos do acusado.
Se, entretanto, ele próprio vir o crime ser praticado, ele também será profundamente afetado em sua capacidade de contemplar o assunto sem parcialidade.

Ver e ouvir funciona diferentemente.
Quando alguém vê um evento ou um objeto, sua imagem penetra além de sua mente consciente. Quando, ao contrário, ele ouve sobre o assunto, mesmo que sua fonte seja confiável, uma conexão como esta não é estabelecida, e sua concepção sobre o assunto é estritamente intelectual.
Portanto, ele pode avaliá-lo imparcialmente e entender outros pontos de vista.

Existe uma outra diferença entre estes dois sentidos.
Quando nós vemos um objeto ou um evento, nós o captamos em sua totalidade e somente depois nós focalizamos nas particularidades. Quando nós ouvimos, ao contrário, nós começamos com as particularidades e trabalhamos em direção à compreensão do quadro inteiro.

Estes dois pontos estão interligados: porque alguém vê uma entidade em sua totalidade, a experiência penetra mais profundamente. E, ao contrário, quando alguém ouve somente as particularidades, é mais fácil ser influenciado pelos pontos adicionais de informação.

Por Rabbi Eli Touger

Nenhum comentário:

Postar um comentário