A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O Recipiente Certo

“Dê às pessoas espaço para respirar. Escute-as e escute o que elas têm a dizer. Respeite a todos sem se focalizar ou se deixar influenciar por sua aparência externa, e acima de tudo, abra espaço em seu coração onde possa amar alguém sem pensar o que pode obter de volta.”
Histórias do Zohar
Havia um princesa que gostava muito da sabedoria do rabino Yehudá, que era corcunda. Um dia, a princesa perguntou: “Por que o Criador deu tanta sabedoria a um recipiente tão feio?”
O rabino respondeu com outra pergunta: “Onde seu pai guarda o vinho?” Ela respondeu: “Numa garrafa de argila. As pessoas pobres também colocam o vinho em garrafas de argila.” Continuou o rabino Yehudá: “Mas seu pai tem todo o dinheiro que quiser. Por que ele não o coloca em garrafas de ouro?”
Então a princesa foi para casa e disse a seus servos para colocar o vinho de seu pai em garrafas de ouro. Mas algum tempo depois, quando serviram o vinho num jantar de estado, ele avinagrara. O rei ficou furioso e quis saber quem havia arruinado seu vinho. Quando a princesa confessou o que havia feito, o rei perguntou a ela: “Não sabe que o vinho sempre deve ser guardado em garrafas de argila?”
*
Não se julga o conteúdo pelo recipiente.
Tudo precisa do recipiente apropriado, que não deve ser julgado pelas aparência física, mas pela sua capacidade de conter e conservar o que será recebido. As ferramentas da Cabalá nos permitem lidar com nosso recipiente, nosso desejo de receber; o corpo é o melhor recipiente físico e espiritual para receber e compartilhar a Luz Infinita; sempre temos a oportunidade de aperfeiçoá-lo. Compartilhar é uma forma de esvaziar, para receber mais Luz.
Alma, mente e corpo: um só recipiente; quanto mais puro e saudável, mais Luz poderemos receber e compartilhar.
Rav Berg:

Nenhum comentário:

Postar um comentário