A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 29 de março de 2014

Ensinamentos da Cabala: Os 12 primeiros dias de Nissan/Áries



Áries é o primeiro mês do ano. 
A Cabala ensina que o primeiro mês tem energia de semente. 
Assim como a semente determina como será a árvore inteira, o mês de Áries controla os 12 meses seguintes. 
Cada um dos 12 primeiros dias de Áries controla um mês do ano. 

O primeiro dia de Áries controla o mês inteiro de Áries. 
O segundo dia controla o segundo mês, que é Touro.
O terceiro dia controla o terceiro mês, Gêmeos. E assim por diante.
No calendário cabalístico os dias começam no anoitecer da véspera.

Em 2014 o mês de Áries começa ao anoitecer do dia 31 de março.

Áries tem um grande ego.
É regido por Marte, o planeta da guerra.
No mês de Áries, é preciso constantemente olhar para dentro e travar batalha contra o ego, o desejo de receber para si mesmo.
Através de controlar o ego durante os doze primeiros dias de Áries você dá um grande passo para eliminar o caos da sua vida nos próximos doze meses.

A Cabala ensina que em cada mês do ano todos nós ficamos sob a influência da energia do signo que rege aquele mês.
Sendo que cada um dos 12 dias iniciais de Áries controla um mês, a ideia em cada dia é ir contra o "ego" específico daquele mês.
Principalmente, o Zohar diz que nesta época são determinados todos os conflitos e guerras do ano.
O mais importante é não se envolver em conflitos externos.
Briga, só contra seu ego.

Algumas dicas para cada dia:
Dia 1 – Áries:
É impossível controlar tudo. Abrir mão do controle lhe dará verdadeiro controle. Evite conflitos. Não seja intempestivo, pese as consequências das suas ações.
Dia 2 – Touro:
Deixe a teimosia de lado. Exercite o desapego. E saia da sua zona de conforto. Pode estar tudo bem para você, mas procure alguém ao seu redor que possa usar sua ajuda. E ajude.
Dia 3 – Gêmeos:
Foque sua energia no aqui e agora. Dê tudo de si no que está fazendo neste instante. E tenha perseverança para ir até o fim.
Dia 4 – Câncer:
O passado já passou, deixe o passado para trás. Confie na Luz. Sinta o amor que existe ao seu redor. Não precisa ter medo, tudo é pelo bem.
Dia 5 – Leão:
Use seu poder de liderança de forma generosa. Um bom líder não precisa usar a força para dominar os outros.
Dia 6 – Virgem:
Toda vez que perceber que está criticando mentalmente outra pessoa, pare e transforme sua crítica num desejo de Luz para a outra pessoa.
Dia 7 – Libra:
Saia de cima do muro. Quando estiver num momento de indecisão, faça sua escolha com convicção e entre em ação logo de uma vez.
Dia 8 – Escorpião:
Quando sentir um vazio ao olhar para fora e ver o que os outros tem e você não, deseje ainda mais a eles, e volte sua atenção a todo o bem que existe na sua vida e dentro de você.
Dia 9 – Sagitário:
Antes de falar, pense se suas palavras não irão ferir os sentimentos da outra pessoa. Faça um esforço para ser mais sensível.
Dia 10 – Capricórnio:
Dê valor ao que você tem, especialmente as coisas não materiais. Entenda que o material é passageiro. O que permanece é o espiritual.
Dia 11 – Aquário:
Para que o mundo mude, em primeiro lugar você precisa mudar a si mesmo. Lembre-se que suas qualidades vêm da Luz, e que você está aqui para ser um canal.
Dia 12 – Peixes:
Sinta a dor das pessoas ao seu redor, e não a sua própria. Toda vez que se pegar no papel de vítima, assuma responsabilidade.

Por: Shmuel Lemle

Um comentário:

  1. Adorei. Vou seguir. Acho q inconscientemente consegui chegar a algumas conclusões dessas. Mas outras ainda tenho de apreender. Este nosso ego.... Obrigada, amiga.

    ResponderExcluir