A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Ganância não compensa


Perguntaram-me, certa vez, o seguinte: Se é verdade que neste universo existe um sistema de causa e efeito, qual é o troco que recebemos para a inveja e a ganância?
Esta é uma ótima pergunta, porque, com certeza, todos nós passamos por ocasiões em que ficamos presos nesses estados negativos. E a resposta é que simplesmente o troco que recebemos por esses sentimentos são os próprios sentimentos.
Vamos dizer, por exemplo, que sentimos inveja. A “punição”, por assim dizer, é a própria inveja, porque ela faz com que nunca nos sintamos satisfeitos nesta vida. Quando sentimos inveja, independente do que possuirmos, mesmo que seja muito, sempre haverá alguém que terá mais alguma coisa desejaremos e, assim, seremos incapazes de apreciar o que existe ao nosso redor.
E o que acontece quando estamos em um estado de ganância? Neste estado, nos tornamos prisioneiros de nossa busca pela riqueza e perdemos nossa capacidade de apreciar nossa vida como ela é. Nossa ganância se torna nossa prisão. E nossa prisão é a nossa punição. Quando somos gananciosos, não vivemos felizes, porque estamos constantemente preocupados com “ quem vai falar a meu respeito” ou “ quem vai dizer isto a meu respeito” ou “ quem estará perto de mim”.
Mas, quando entendemos que existe uma estrutura subjacente a todo o universo, e que tudo que acontece em nossas vidas existe para nos ensinar ou nos levar a um ponto para completar nossa correção, não caímos nesses estados de inveja e ganância, porque entendemos que Deus nos colocou nesse cenário, neste corpo e nesse meio ambiente para que sejamos o melhor que podemos ser para concluir nossa correção.


Karen Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário