A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 18 de fevereiro de 2012

Trazendo Energia Positiva para Nossa Vida


Um conceito que muitos de nós que praticam a espiritualidade entendem é que nada acontece acidentalmente.
Há algumas coisas que precisam acontecer no universo devido à lei universal de Causa e Efeito. Entretanto, cabe a nós escolher, ou não, dar início a esses eventos.
Por exemplo, vamos supor que estamos dirigindo um carro e, Deus nos livre, atingimos alguém.
Mesmo se acharmos que foi um acidente absolutamente inevitável, precisamos perceber que há uma razão pela qual nossa energia nos colocou numa situação onde fomos parar atrás do volante.
Como a maioria de nós que já viveu bastante teve a oportunidade de constatar, na vida não existem dívidas não pagas, mesmo que pareça o contrário. 
Deixe-me dar um exemplo.

Há uma história kabalística sobre um homem muito mau. Contudo, parecia que nesta vida ele tinha tudo, que recebia tudo o que queria: dinheiro  amigos, família, etc.
Embora muitas oportunidades de realizar ações positivas se apresentassem, ele nunca as aproveitava. Em vez disso, ele optava pelo egoísmo, pela frieza e por contribuir para o sofrimento dos outros.
Como resultado, ele não conseguiu alcançar um nível de se importar com os demais, um nível mais elevado de espiritualidade.  
Apesar de internamente ele não ser uma pessoa boa, externamente a sua vida parecia fácil e confortável sem esforço nenhum.
Os anjos nos céus sempre perguntavam: “Deus, por que você está fazendo isso? Esse homem é tão mau. Como você pode dar a ele todas essas coisas boas?
E o Criador respondia: “Esperem e entenderão”.
Finalmente o homem faleceu. Ele chegou Lá em Cima e encontrou nos portões celestiais os anjos que lhe deram, é claro, uma passagem para ir diretamente ao inferno. O homem imediatamente objetou:

“Espere aí! Será que eu não fiz algo de bom em minha vida? Uma vez fiz uma contribuição para caridade. Uma vez eu ajudei um amigo.
E sabe de uma coisa, eu uma vez fiz trabalho voluntário.”
Então Deus respondeu: “Sim, você talvez tenha feito algo de bom em sua vida e por esse motivo você recebeu como pagamento bênçãos materiais no mundo. Agora chegou o momento de você pagar o sofrimento que causou.”
Não me entenda mal. Eu não estou dizendo que todos os que recebem bênçãos neste mundo físico sejam maus. O que eu estou dizendo é que existe uma conta em um banco espiritual. Cada bênção que recebemos corresponde a um saque dessa conta. Toda ação positiva corresponde a um depósito. Se estivemos sacando mais do que depositando, talvez esteja na hora de verificarmos nosso extrato bancário.
A energia que colocamos no mundo sempre volta para nós — não necessariamente nesta vida. Portanto, é do nosso interesse acrescentar, em vez de diminuir, a positividade no mundo.
Tampouco temos que esperar pela “hora certa” ou “ oportunidade certa” para realizar uma boa ação. Podemos começar com uma simples ação. Simples ações em nosso cotidiano despertarão nossa consciência para que possamos nos transformar.
Precisamos examinar nossos pequenos gestos. Será que eles estão baseados na consciência de que todo ser sobre a Terra tem direito à segurança, não importando quem ele e sua religião, raça, crença, sexo, etc. sejam?
Estamos dispostos a estender a mão para alguém diferente de nós?Estamos dispostos a lutar por algo que pode beneficiar os demais, mas que a curto prazo não é bom para nós? Ficamos tranqüilos quando é possível ? Somos tolerantes quando queremos criar separação? Nos comportamos e tratamos os outros com dignidade humana quando é difícil fazê-lo porque não é o que aprendemos?
Toda vez que mudamos algo em nós mesmos no sentido de melhorar, tornamos este mundo um lugar melhor, e por sua vez essa energia positiva volta para nós.
Com carinho,
Karen

Nenhum comentário:

Postar um comentário