A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 4 de setembro de 2011

Astrologia Cabalística - O Mês de Tishrei – Signo Libra


Libra é Moznaim em hebraico, que significa “balança”; a balança em que pesamos nossas frutas, verduras ou qualquer outra coisa. Em tempos antigos, se utilizava a balança pondo de um lado os objetos que deviam ser pesados e no outro pedras com distintas unidades de peso. Em nossos tempos modernos, utilizamos balanças digitais, e o efeito das antigas balanças foi perdido.
Em qualquer caso, a idéia da balança é pegar os elementos opostos e distintos e comprovar a diferença entre ambos. Em Rosh Hashaná, esta ação metafísica acontece quando todas as nossas ações são pesadas, tanto as boas ações como as más. De fato, se examinamos as balanças, e se temos a decisão sobre como queremos que seja nossa vida durante o ano que vem, segue para que lado se inclina a balança.
O mês de Tishrei foi criado pela letra Lamed. Esta letra é muito especial, já que é a única letra no alfabeto hebraico que passa da linha superior da escritura. Lamed está formada por dois triângulos – superior e inferior – que nos mostra que podemos criar um equilíbrio entre os universos paralelos, tal como o Cabalista Rav Berg explica. Vivemos num mundo físico, mas o mundo verdadeiro é o metafísico. A balança nos ajuda a conectar e unir ambos os mundos.
Lamed é a letra do aprendizado, e por isso as pessoas nascidas abaixo do signo de Libra são geralmente muito intelectuais, com grandes desejos de estudar, aprender, saber e entender.
O planeta Vênus rege o signo de Libra. Vênus é o planeta que governa o amor, os casais, o dinheiro e a arte. Os librianos são pessoas muito românticas, sensíveis, amorosas e também são bons negociantes. São encantados pela estética, música e artes visuais.
Os librianos tem uma tendência de compartilhar com todo o mundo, e isso às vezes fazem com que percam o equilíbrio de Libra, já que dão demasiado. Devem aprender a dizer não de vez em quando. Os Librianos são excelentes pessoas de negócios. Vênus controla o dinheiro, pelo qual os Librianos tendem a aprender a doar com fins benéficos e a dar o dízimo, para assim infundir seu dinheiro com a positividade e um equilíbrio adequado.
O signo de Libra no mês de Tishrei é regido, como Touro, pelo planeta Vênus.
É o sétimo mês/signo, e o primeiro da segunda metade do ciclo anual.
Esses seis meses finais do ano são considerados meses "femininos" e são vistos como a expressão visível do que já foi "plantado" pelas "sementes" dos seis meses "masculinos".
Libra é representado pela Balança, que simboliza justiça, equilíbrio e harmonia.
As letras hebraicas que nos conectam com a energia espiritual do mês são o Lamed, que criou o signo de Libra, e o Pei, que criou o planeta Vênus.
O Lamed é a única letra do alfabeto hebraico que se estende acima da linha de escrita, indicando que a energia de Libra é atraída de um mundo superior e está diretamente ligada a esse plano mais elevado de energia.
Este é considerado, portanto, um excelente mês para agir.
Libra, assim como Touro, é regido por Vênus, que pode ser tão preponderantemente claro que confunde as distinções entre o bem e o mal.
Para os taurinos, a claridade freqüentemente resulta em assumirem que tudo no mundo está bem, que a negatividade e a escuridão simplesmente não existem, e que por isso eles podem ficar alheios aos problemas do mundo.
Para os librianos, por outro lado, a luz de Vênus parece tornar todas as coisas iguais, e isto freqüentemente causa incerteza e indecisão.
Tomar decisões ou fazer julgamentos representa uma dificuldade tanto para taurinos como para librianos.
Para os taurinos é um caso de "não quero" — eles não querem julgar; para os librianos é um caso de "não posso" — eles parecem ser incapazes de decidir entre dois lados de peso igual.
Embora os librianos aspirem por equilíbrio e harmonia em seus relacionamentos e meio ambiente, geralmente se vêem num estado de confusão.
Eles ponderam muito sobre as coisas, considerando obsessivamente todos os ângulos de um assunto numa tentativa de atingir a equanimidade.
Eles hesitam perpetuamente, vacilando entre um aspecto ou outro.
Os librianos sempre vêem ambos os lados de uma discussão, e ambos os lados parecem ter o mesmo mérito.
Eles ficam paralisados pelo medo de cometer um erro ou fazer uma má escolha. Freqüentemente tomam decisões por default.
Eles dizem a si próprios: "tenho uma oportunidade de mudar alguma coisa aqui, de revelar uma grande porção de Luz — se fizer a escolha certa. Mas como posso saber se esta é a resposta correta?
Pode haver um outro ponto de vista, uma verdade diferente.."
Os librianos raramente empreendem ações decisivas.
Quando o fazem, podem estar se movendo em trancos e impulsos, retraçando seus passos, revendo antigas decisões, possuídos por uma ansiedade de terem esquecido de considerar por completo todas as possibilidades.
Os librianos jamais conseguem dizer "está bom o suficiente".
Eles passarão por períodos de atividade tenaz e farão grandes progressos; contudo, assim que a pressão diminui, eles ficam incertos novamente e começam a desfazer tudo o que já realizaram. Eles podem tornar até o mais simples problema em um abismo de dúvida e ambigüidade.
Os librianos podem ser muito sociais.
São amistosos, abertos, calorosos, compreensivos com os problemas alheios, e encorajam os outros a confiarem neles.
Gostam de se preocupar com os outros, e assim que alguém demonstra a menor necessidade, um libriano estará lá para dar uma mão.
Se você não é libriano e está em busca de um conselho, os librianos podem ser uma ressonância especialmente boa, porque dão peso igual para todas as possibilidades.
Só não peça a um libriano que tome uma decisão por você..
Você será inundado com mais e menos, prós e contras, vantagens e desvantagens, porém sem nenhuma conclusão.
Apesar de Vênus ser o planeta do amor, os relacionamentos dos librianos refletem claramente sua indecisão.
A incerteza prejudica seus compromissos.
Essa incerteza está conectada com sua auto-imagem — os librianos não conseguem assumir determinações claras sequer a respeito de si mesmos.
Por faltar a eles um sentido claramente definido de propósito e valor próprio, freqüentemente buscam segurança em relacionamentos.
Mas têm dificuldade de se entregarem totalmente a alguém.
Suas fidelidades são sempre divididas, seus relacionamentos raramente são completos.
Para um libriano, tudo, inclusive o amor, permite uma auto-interrogação.
"Estarei certo em amar esta pessoa? Será que ela merece minha afeição?"
Com medo de serem magoados, eles dizem para si próprios que existem boas razões para não amar a alguém com todo o coração e que, restringindo seus sentimentos, eles estão se protegendo.
Apesar das boas intenções, os librianos racionalizam excessivamente e sempre encontram uma justificativa intelectual para suas dúvidas. Os librianos parecem estar parados no tempo. Fogem ao confronto, evitam a responsabilidade e se recusam a enfrentar seus problemas. O orgulho não permite que tomem uma decisão que possa ser um engano.
Os librianos querem resolver tudo racionalmente.
Acreditam em sua própria capacidade intelectual e querem revelar a verdade utilizando-a.
Eles não conseguem perceber que a verdade espiritual está além da lógica humana.
A Luz tem um eterno Desejo de Compartilhar suas bênçãos, mas é preciso que haja um Receptor para receber essa dádiva.
A Luz que recebemos é exatamente igual ao nosso Desejo de Receber.
Em sua sabedoria infinita, a Luz não nos dá nada a menos, nem a mais, do que desejamos.
Devido ao seu orgulho e confiança na lógica, os librianos resistem às bênçãos da Luz.
Para se corrigirem, precisam aprender a confiar na Luz e precisam entender que cometer erros é uma das formas como crescemos. Os librianos simplesmente precisam entrar em ação para revelar Luz. Para eles, a deliberação é meramente uma distração que impede a ação. Boas intenções não bastam.
Para obter progresso, os librianos precisam superar seu medo do fracasso e parar de buscar soluções lógicas.
Precisam estar abertos, doar a si mesmos incondicionalmente para atividades positivas, e a Luz não os abandonará.
Em outras palavras, eles precisam "se jogar".
A água está boa.
Por: Rav. Philip Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário