A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 3 de setembro de 2011

Nitsavim ("Ficar em pé")



 
Nitsavim não se refere apenas a estar de pé diante do Eterno, mas de estar firme diante Dele.
O que isto significa?
Muitas pessoas buscam um caminho espiritual e, no começo, é natural que haja alguma empolgação em função do que há de novo para se aprender, as práticas, etc.
Contudo, vivemos dias bons e dias não tão bons.
Quando estamos em paz, felizes, com todas as coisas nos seus devidos lugares, é muito fácil estar convicto de suas crenças e ser fiel às práticas diárias. Mas há aqueles dias em que tudo o que temos parece desmoronar diante de nós....
Como nos comportamos nestes dias?
Perdas, decepções... a força assediadora fará de tudo para lhe mostrar que todo o seu esforço foi em vão, que nada do que você fez foi capaz de garantir o seu bem estar.
Quando a Torah fala de estar firme diante do Eterno, se refere àqueles que não cedem à pressão, pois ela sempre irá existir, indo e vindo em busca de uma vulnerabilidade.
Vivemos ciclos como a própria natureza: há períodos de primavera, onde tudo floresce, e há períodos de inverno, quando a restrição nos coloca contra a parede.
O cabalista é aquele que mantém a estabilidade interior independente da instabilidade exterior.
Estamos próximos de Rosh HaShaná (ano novo cabalista)
Rosh HaShaná é um divisor de águas.
Firmes diante do Eterno, não nos comprometemos simplesmente a dar continuidade aos nossos projetos de vida, mas a levar estes projetos a um novo nível de experiência.
 
Por: Yehuda Berg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário