A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Do livro:A Vida Manda Ver de Yehuda Berg

"Você está sendo reativo quando sente que as coisas estão acontecendo com você. 
É onde a maioria de nós passa o tempo. 
É exaustivo, porque você tem que ficar constantemente alerta para o que quer que de repente aconteça, e depois esperar ter meios para lidar com a situação com habilidade. 
Quando você está sendo reativo, se vê falando coisas do tipo: 
"Se meu professor não fosse um idiota, eu teria tirado uma nota melhor em espanhol", que é o mesmo que dizer "Meu professor é a causa da minha nota baixa, não eu."
"Billy terminou o namoro comigo uma semana antes da minha festa de formatura no Ensino Médio e agora meu ano inteiro está estragado" é uma outra maneira de dizer "Não estou no controle do meu humor."
"Se eu vivesse num bairro melhor, ou fosse mais magro, ou tivesse uma namorada, ou tivesse um carro mais legal, eu seria feliz" é o mesmo que dizer "Dou todo o meu poder para as aparências; elas estão no controle da minha felicidade, não eu."

A linguagem reativa é gerada por nosso ego, ele cresce em nós quando entregamos nosso poder a ele. Toda vez que usamos esse tipo de linguagem, estamos tornando algo ou alguém mais poderoso do que nós.
Desempenhar o papel de vítima é um comportamento reativo típico.
Quando somos vítimas, achamos que o mundo não nos compreende e, ao mesmo tempo, achamos que ele nos deve algo; passamos a ter um senso grandioso do que nos é devido.
Tristemente, isso acontece porque nos sentimos incapazes de fazer algo por nós mesmos. Entregamos tanto do nosso poder que não restou nada.
Mas não vemos as coisas dessa forma.
Achamos que somos perseguidos pelo cosmos:
Eu teria tirado 10 no trabalho, mas meus pais brigaram a noite toda e não consegui me concentrar.
Eu ia sair com a Sharon esta noite, mas Mark a convidou antes de mim.
Eu deveria ter sido o líder da turma no debate, mas aquele professor me detesta. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário