A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 12 de janeiro de 2013

Por que não pode ser apenas simples e fácil?

"Um adolescente certa vez visitou o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson, e expressou angústia porque sua vida estava repleta de conflito e desapontamento. -- Por que não pode ser apenas simples e fácil? - Perguntou o sofrido rapaz.
- Porque os seres humanos não são anjos - Respondeu o Rebe - Os anjos são impecáveis e sem falhas, sempre corretos. Os seres humanos, por outro lado, são fragmentados e dualísticos, vacilando entre extremos e abalados por conflitos.
Por causa da composição multifacetada e dicotomizada do homem, ele deve lutar para chegar a um acordo com sua alma.
O adolescente continuou a sondar o coração do mestre.
- Mas por que D'us nos criou de maneira tão complicada? - perguntou ele - Ele não teria gostado mais de nós se fôssemos como os anjos?
O Rebe, um educador nato, perguntou ao jovem se ele tinha um passatempo.
O rapaz disse que gostava de pinturas.
O Rebe então perguntou:
- O que é mais preciso, uma fotografia ou uma pintura?
- Claro que é uma foto - disse o rapaz - Uma foto capta exatamente qualquer cena, algo que uma pintura jamais poderia fazer.
- Qual delas vale mais? - Continuou o Rebe a inquirir.
- Uma pintura. Enquanto uma foto custa alguns dólares, uma pintura de uma cena idêntica pode chegar a milhões de dólares.
- Por quê? - perguntou o Rebe - Não parece justo. A foto acurada deveria custar mais dinheiro, não?
- Porque a maioria das fotografias - explicou o jovem - são itens inanimados, sem vida. Uma foto capta e congela uma pessoa ou uma cena como é. Por outro lado, uma pintura contém a riqueza da imaginação humana, a profundidade da emoção humana e a estética da criatividade humana. É isso que dá à pintura seu grande valor. É o que chamamos de arte.
O Rebe sorriu e disse:
- Esta é a resposta à sua pergunta. Anjos são fotos, enquanto que os seres humanos são peças de arte.
Os anjos são criaturas impecáveis; como as fotos, são reproduções perfeitas das realidades espirituais. Como as fotos, jamais erram.
Porém é exatamente o drama flutuante da existência humana, o perpétuo conflito entre nossa luz interior e as trevas, e o vazio interior humano procurando significado e verdade - que torna nossa vida, a todo momento, uma obra de arte.
O Báal Shem Tov ensinou que tudo que fazemos é significativo.
Cada ação nossa, cada palavra que dizemos, até um simples pensamento que temos, provoca um efeito que reverbera em todos os mundos e através de toda a história.
Com todo pensamento e ação, você é capaz de transformar sua vida em arte.
Somente nas câmaras atormentadas do coração humano D'us pode descobrir obras de arte genuínas e inspiradoras.
São a bondade e o idealismo que emergem da dúvida e do conflito humano que concedem à humanidade uma dignidade e esplendor que o mais elevado dos anjos
jamais pode atingir."

Fonte: Beit Chabad

Nenhum comentário:

Postar um comentário