A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Diferença entre Criador e Criatura

Assim como todos os objetos materiais estão separados um do outro pela distancia no espaço, os objetos espirituais estão também separados um do outro devido à diferença em suas propriedades internas.
Algo assim pode ser visto em nosso mundo.
Por exemplo, dois homens têm uma opinião similar, eles se simpatizam, e nenhuma distancia pode influenciar a empatia entre eles.
Ao contrário, quando suas opiniões são muito diferentes, eles se odeiam e nenhuma proximidade pode uni-los.
Então, a similaridade de opiniões atrai pessoas a se juntarem, enquanto a diferença as separa.
Se a natureza da pessoa é absolutamente oposta à natureza da outra, estas pessoas estão tão distantes das outras como o Leste está do Oeste.
O mesmo ocorre nos mundos espirituais: afasta-se, reaproxima, se unem – todos estes processos acontecem somente de acordo com a diferença ou semelhança entre as propriedades internas dos objetos espirituais.
A diferença nas propriedades os separa, enquanto sua similaridade os aproxima.
O ‘desejo de receber’ é o principal elemento da criação; este é o vaso (kli) necessário para a realização do Propósito incluído no Pensamento da Criação.
Este é o desejo que separa a criação do Criador.
O Criador é o absoluto ‘desejo de doar’; ele não tem nenhum traço do ‘desejo de receber’.
É impossível imaginar uma melhor comparação que esta: entre o Criador e a criação, entre o ‘desejo de doar’ e o ‘desejo de receber’.

Fonte: Bnei Baruch

Nenhum comentário:

Postar um comentário