A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 26 de dezembro de 2010

Abraçando o Caos

Você lembra da sensação de curiosidade que você tinha a respeito do mundo quando você era uma criança?
Para onde ela foi parar?
Este mês é a sua oportunidade para descobrir.
É peculiar nas pessoas que nascem sob este signo de Capricórnio que elas começam maduras, e se tornam imaturas com a idade – o oposto do resto de nós. A maioria de nós associa idade com responsabilidade, fardo e se tornar uma pessoa séria.
Para Capricórnio é o inverso.
Eu tenho uma amiga de Capricórnio que tem apenas sete anos de idade, e ela é sempre tão quieta e reservada, raramente chorando ou reclamando, enquanto que meus amigos de Capricórnio mais velhos são tipicamente jovens, com corações leves, e joviais.
Assim como o mestre Rav Berg freqüentemente diz, a única diferença entre crianças e adultos é que nós fomos adulterados.

Como crianças, nossas imaginações eram vibrantes e nossos corações eram abertos.
Tudo impressionava e tudo era possível.
Nós acreditávamos que o bandido sempre perdia e que a fada poderia entrar em nossos quartos e colocar dinheiro debaixo de nossos travesseiros se deixássemos o dente que caiu lá.
Nós experimentávamos a vida de primeira mão e sempre com um senso de novidade e curiosidade incontrolável.
Mas quando alguém chegou e sussurrou em nossos ouvidos, "sabe aquela fada que vem no quarto de noite, ela não existe"; aí nós vemos que o bandido ganhava também; nós fomos forçados a "crescer" e encarar o mundo.
Então nos tornamos cético e permitimos que a lógica prevalecesse ao invés da pureza de nossos corações.
Este mês (mais do que em qualquer outro mês do ano), nós podemos renovar nossa inocência e despertar nossa empolgação pela vida.
Outra grande qualidade das crianças é a habilidade delas de sair das quedas. Quando uma criança vem chorando até você porque ela caiu e machucou o joelho, agindo como se o mundo inteiro fosse acabar, tudo que você precisa dar para elas melhorarem é um sorvete.
Mas quando a vida vêm até nós e nos oferece, "querida, eu te amo.", "você é uma pessoa tão boa", ou qualquer outro elogio, não funciona da mesma forma, não é verdade?
Não seria ótimo se isto fosse o suficiente para transformar nosso mau humor?
Mas não queremos deixar passar tão facilmente.

Enquanto que crianças se distraem facilmente da negatividade delas, nós temos problemas em mudar o nosso foco.
Nós gostamos de "abraçar o caos" como Rav gosta de dizer.

Os cabalistas dizem que este é um dos três meses mais desafiantes do ano todo. (Câncer e Leão são os outros dois.) Mas nós sabemos que para o cabalista o mais desafiante significa a maior oportunidade de revelar Luz.
Durante os próximos 29 dias, se conseguirmos restaurar estas qualidades que guardávamos anos atrás, se conseguirmos soltar nossos corações, se conseguirmos voltar para a alegria e os prazeres simples da vida, então conseguiremos reconquistar a percepção de que tudo que precisamos já está dentro de nós.

Por: Yehuda Berg


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário