A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 19 de dezembro de 2010

Curvas na Estrada

Uma das minhas citações favoritas do Rav, é:
“O nosso objetivo na vida é deixar este mundo como uma pessoa diferente da forma como entrou.”
Isto é, em poucas palavras, a visão cabalista da vida: A constante mudança e crescimento.
Uma das formas que assistimos na realização deste objetivo é ser “empurrado” numa direção diferente do que aquela que estabelecemos para nós mesmos, ou ser empurrado completamente para fora.

No curso das nossas vidas, estabelecemos objetivos importantes que trabalhamos no sentido de os completar.
Mas o Rav nos ensina que o que realmente importa é o que nós alteramos no processo de alcançar os nossos objetivos.
É sobre a viagem - e não o destino.
Sim, os objetivos são essenciais, pois sem eles estaríamos sem rumo.
No entanto não é por esse motivo que nascemos.
Nós nascemos para mudar.
Mas muitas vezes algo escapa aos nossos planos e ficamos decepcionados.
Uma nova forma de ver isto, é que há um grande processo de trabalho que trabalha constantemente para nos ajudar no nosso processo pessoal de mudança.
É sobre mudar a nossa consciência e desfrutar o processo.
Para entender melhor, podemos usar o exemplo de Abraão, que a maioria de nós conhece como a primeira pessoa a chegar a um entendimento do Criador por sua própria conta.

Quando Deus se comunica primeiro a Abraão, é para lhe dizer: "Sai de tua casa, sai de onde nasceste, e vai para um lugar que eu te mostrarei.”
Os cabalistas fazem uma pergunta importante:
"Por que Deus não diz a Abraão para onde vai?"
Nesta pergunta encontramos a primeira mensagem dada a Abraão: Se você vai realizar a sua missão neste mundo, tem de saber que não se trata de para onde vai, mas sobre as mudanças de que vai passar a fim de lá chegar.
Outro conceito profundo, é que é seguro assumir que a maioria de nós quer ir além do lugar onde está agora.
Nós queremos estar melhor, mais realizados, mais conscientes e cientes.
No entanto, este lugar que pretendemos atingir é algo que nos ultrapassa, então como podemos vê-lo?
Nós não podemos.
É uma falácia lógica.
Portanto, o Criador ensinou a Abraão - e toda a humanidade - que a base de todo o trabalho espiritual, o nosso propósito, só vai manifestar-se quando passamos por um processo que às vezes tem falta de clareza, um processo que nem sempre se entende, um processo que a nossa mente nos leva para fora dos objetivos que queremos alcançar.
A mudança que temos de passar durante o processo é o mais importante.

Na minha própria vida, os professores por vezes compartilham comigo as suas frustrações por não chegarem a tantas pessoas como esperavam alcançar.
Recordo-lhes que enquanto precisamos de metas, o nosso desejo mais elevado é transformação que virá do processo e não das próprias metas.
Quando interiorizarmos verdadeiramente esta idéia, as complicações que contorciam o caminho reto pelo que havíamos esperado nos manter não nos perturbarão.
Na verdade, vamos abraçá-las.
Há um belo verso de Isaías:
"Aqueles que caminham na escuridão vão ver a grande luz."
O que esta maravilhosa frase nos ensina, é que a estrada da vida é muitas vezes difícil e escura, e por vezes, podemos sentir que estamos completamente fora do caminho. E, no entanto, paradoxalmente é o processo de “empurrar”, apesar da falta de clareza, é o que nos dá maior clareza e aproxima-nos de ver grandes bênçãos nas nossas vidas.

Para interiorizar verdadeiramente esse ensinamento, quando os seus planos e objetivos descarrilam ou são interrompidos, em vez de ser esmagado e ficar cheio de dúvidas, fique entusiasmado com isso e continue “empurrando”.
Continue perguntando onde você pode revelar mais Luz e tomar consciência de que a vida o está conduzindo através disto, porque é a melhor maneira para você mudar e revelar o seu potencial agora.
Confie no processo.
Saiba que o que acontece com você através dos desafios, mudanças e curvas no caminho para o seu objetivo é o seu objetivo.

Por: Michael Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário