A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Respeito

Mostrar respeito para os demais é um dos ensinamentos mais difíceis de dominar, e ao mesmo tempo uma das mais importantes e que mais Luz revela.
É um ingrediente chave que diferencia os estudantes “normais” de espiritualidade dos que realmente levam a sério.
A maioria de nós entendemos a nível intuitivo a importância de tratar os outros com respeito, entretanto, praticá-lo diariamente é difícil.
Muitas vezes encontramos razões para tratar os outros com falta de respeito.
Às vezes julgamos eles como não merecedores, bastando apenas só o que vemos; outras vezes simplesmente chegamos a conclusão de que não gostam da gente.
Os Sábios nos explicam que a forma de superar este obstáculo é visualizando cada pessoa que conhecemos como parte do Criador.
Eles nos ensinam que visualizemos a faísca da Luz do Criador que está em cada um deles.
Isto pode parecer fácil de aprender em teoria, mas fica difícil nos momentos em que estamos pendurados na louca vida diária.
Se quisermos avançar em nossa transformação espiritual, abrir nossos corações e nossas mentes à uma maior consciência de nosso ser, devemos olhar mais além da casca ilusória que envolve as pessoas e que oculta sua essência Divina.
Devemos nos lembrar uma e outra vez,
“Ela é parte do Criador. Ele é parte do Criador.”

Durante este mês de Tevet – Capricórnio temos o potencial de afundarmos ou de subirmos.
O modo em que tratamos as pessoas determinará em que direção nos moveremos. Se podemos interiorizar o entendimento de que todo ser humano contêm uma faísca do Criador, nos sentiremos mais inclinados a atuar e falar com respeito e dignidade humana, e portanto, elevar nossa consciência. Mas, se atuarmos injustamente e sem respeito, não obteremos nenhum benefício.
Quiçá a motivação maior para tratar os indivíduos com tolerância e compaixão é, ademais, de fazer os outros felizes, que também revelaremos uma grande quantidade de Luz e plenitude para nós mesmos e nossas famílias.

Por: Michael Berg


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário