A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 25 de maio de 2013

“Eles têm olhos, mas não veem”.

Quantas vezes você olhou para trás, viu os destroços de um relacionamento e pensou: 
“O que foi que eu vi nessa pessoa?!” 
Não se sinta tão mal. 
Você não está sozinho. 
A verdade é que é da natureza humana não enxergar o que está bem debaixo do seu nariz.

“Eles têm olhos, mas não veem”. 
O Rei David sabia do que estava falando quando escreveu essas palavras há tanto tempo atrás. 
A questão é: por que não conseguimos enxergar?

Porque somos viciados.
Viciados em nós mesmos.
O cabalista Rav Berg, diz que a nossa alma sabe tudo que jamais poderíamos querer saber, mas nós encobrimos as coisas com nossos pensamentos obcecados por nós mesmos.
“Não acredito que ela me disse aquilo.”
“O que eles vão pensar de mim?”
“Por que eles não estão prestando atenção em mim?”

Essa obsessão conosco é uma cortina de fumaça que bloqueia o que realmente está acontecendo ao nosso redor.

O segredo para nos superarmos é aprender a olhar primeiro para os outros e depois para nós.
Somente então teremos o mérito de nos elevar acima das limitações dos nossos cinco sentidos e ligar o nosso sexto sentido.
O sexto sentido é nossa capacidade de perceber o que nossos olhos não conseguem detectar, de receber as respostas para as perguntas que fazemos constantemente. É a essência do que estamos aprendendo com a cabala.
Lembre-se, a palavra “cabala” vem da palavra-raiz lecabel, que significa “receber”, e podemos receber quando nos conectamos com a Luz, não com o intelecto.

As forças do universo estão nos instigando a expandir nossa visão.
Para conectar com essa influência positiva, temos que fazer o que os cabalistas têm feito há milhares de anos – concentrar-nos nos outros.
Acreditem, é uma luta árdua.
Tenho que trabalhar isso o tempo todo, lembrar constantemente de sair da consciência do “eu”.
Isso é literalmente o que faço.
Digo a mim mesmo: “concentre-se nessa pessoa, concentre-se nessa pessoa, concentre-se nessa pessoa”.
E adivinha o que acontece: funciona.
É claro que 30 segundos mais tarde tenho que repetir tudo de novo, mas repito. Repito, porque sei que a alegria, a saúde e a segurança que desejo para a minha família, amigos, alunos– e para o mundo – dependem da minha conexão com a Força da Luz do Criador.
E essa conexão depende da minha conexão com vocês.
E então, como você está hoje?

Por: Yehuda Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário