A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O Fortalecimento de Nossas Bençãos

Para a maioria de nós, existe uma discrepância entre as bênçãos que temos e a alegria que recebemos destas bênçãos.
A pergunta é:
O que causa essa discrepância?

O Zohar nos lembra que este problema tem existido durante muito tempo.
Surgiu em uma das primeiras historias da Biblia: Adão e Eva no Jardim do Éden. Naquele momento, de acordo com a Biblia, Adão e Eva podiam comer de qualquer das árvores do Jardim do Éden, com a exceção de uma, conhecida Cabalisticamente como “A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal”.

Está escrito que a Serpente, que representa o lado escuro de nossa natureza, se aproximou de Eva e começou a plantar sementes de dúvidas em sua mente:
“Então vocês não podem comer de qualquer das árvores?”
“Não, não, não,” respondeu Eva, “Podemos comer de todas as árvores, menos desta.”
A Serpente seguiu insistindo até que a carência de Eva se converteu em seu único foco.

A Cabala ensina que este processo é um dos muitos pelos quais passamos, ainda que tenhamos muitas bênçãos em nossas vidas, nos concentramos em uma ou duas áreas que acreditamos que temos carência.
Quando começamos a colocar nossa atenção longe das bênçãos que temos, é como se um véu tampasse, bloqueando as bênçãos e a Luz que podemos extrair do que já possuímos.

Temos que entender primeiro esta realidade.
Há uma voz ou força constante que vai tratar de afastar nossa atenção de todas as bênçãos que temos, para que nos concentremos só nas áreas em que experimentamos carências.
Esta voz provém do lado escuro de nossa natureza.

Em segundo lugar, temos que entender que é de nossa responsabilidade de lutar contra esta tendência. Isto significa que temos que dizer anos mesmos:
“Vou esquecer-me dessa área de carência, e vou focar com mais energia, despertar mais apreciação para as bênçãos que já tenho.”

Espiritualmente, esta consciência faz com que mais bênçãos, Luz, e plenitude fluam de Todas as áreas de nossas vidas.
Você pode alcançar esta consciência ao focar nas bênçãos que você já tem.
Se você fizer isso, vai permiti-las brilhar e te satisfazer de maneiras novas e melhores.
A idéia subjacente é que as bênçãos que você já tem em sua vida podem te dar muito mais plenitude do que te dão atualmente, já que você vai apreciá-las mais e vai se concentrar muito mais nelas.

Por: Michael Berg


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário