A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 1 de abril de 2012

Filho ou Servo


Uma idéia é a diferença entre ser um servo e um filho de Deus.
Uma parte do Zohar diz: "As pessoas de Israel são meus servos".
Já, em outro lugar ele diz: "Estes são meus filhos",
O Zohar nos diz que a principal diferença entre ser um servo de Deus e um filho do Mesmo, é que um servo faz seus deveres roboticamente.
"Tenho que rezar, tenho que realizar boas ações, dar caridade, e farei isso porque é o quese espera de mim, e vou ser considerada uma dessas pessoas."
Isso diz claramente o que é ser um servo de Deus.
Mas o que é ser um filho de Deus?
É alguém que faz tudo com uma consciência espiritual, fazendo Não só porque se espera isso dele no caminho, mas faz as ações porque "Isso é o que eu espero de mim mesmo."
 
Um filho de Deus é aquela pessoa que sabe que fazendo essas ações estará mais conectado a força de Luz do Criador.
O Zohar revela a história de Rav Chyia e Rav Yosi, dois discípulos de Rav Shimon bar Yochai.
 
Quando estavam andando pela floresta, encontraram dois homens que estavam conversando, depois encontraram um terceiro homem que estava faminto,
Eles não sabiam, mas era Elias o profeta.
Um dos homens disse: "Eu não tenho suficiente para dar-lhe, tenho apenas o suficiente para minha viagem." E pelo jeito, isto é verdade, pela lei espiritual, pois se você encontra uma pessoa se afogando e você não sabe nadar, você não tem obrigação de salvá-la, pois uma vida não vale mais do que outra.
O segundo homem disse: "Eu estou vivo, estou cheio, vou dar-lhe minha comida e água". Como estão caminhando, não demora até que o homem fique cansado e diga que precisa descansar. O amigo diz: "Eu lhe disse que isto iria acontecer, eu vou no meu caminho."
O segundo homem se deita ao lado de uma pedra e uma cascavel se aproxima dele.
Rav Yosi diz: "Vamos ajudá-lo", mas Rav Chyia diz: "Não, alguma coisa vai acontecer aqui." Então, o homem que está dormindo ao lado da pedra está prestes a ser atacado por uma serpente, mas uma segunda surge e a ataca, mata-a e segue o seu caminho, o homem está livre.
 
Existem muitas situações onde estes tipos de milagres podem acontecer e acontecem.
A razão a qual é dada a oportunidade de decidir se ele vai dar de si, mesmo que isso significasse sua própria morte, isso porque ele deveria morrer naquele dia.
Mas porque ele se importava - as ações que ele teve - dando as últimas partes de sua comida e sua água - ganhou sua vida novamente.
Este é filho de Deus.
 
Por: Karen Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário