A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Compartilhar Ridicularmente

Os ensinamentos Cabalisticos se baseiam no conceito de que como você se comporta, assim se comportará a Luz do Criador, ou seja, da maneira que você trata os outros será a maneira como o Criador tratará você.

Portanto, se queremos que a Luz compartilhe continuamente bênçãos e bondades, então devemos cultivar uma consciência que continuamente busque compartilhar com os outros.
De fato, devemos compartilhar ridiculamente.

Algumas pessoas só fazem sua conexão, compartilham, meditam, rezam – atuam espiritualmente quando se encontram com problemas e necessitam de assistência Divina.
Esse é um nível de vida.
O outro nível é, como dizia o Rei David nos Salmos:
“Possa a bondade e a misericórdia passar através de mim todos os dias de minha vida”, o que significa que enquanto aproveitamos as oportunidades para ajudar e compartilhar com os outros, as bênçãos irão atrás de nós.

Qual classe de vida você quer ter?
Você quer uma vida em que tudo está bem e quando você precisar você corre atrás de uma benção ou quer uma vida onde são as bênçãos que procuram por você?

A maioria de nós quer uma vida onde a bondade é derramada todo o tempo sobre nós.
Como podemos criar isso?
Bem, é muito simples.
Se você age dessa forma com os outros, o Criador agirá assim contigo.
Este conceito se expressa na história bíblica de como Isaac chegou a se casar com Rebeca.

Está escrito que Abraão enviou seu servo, Eleazar, para encontrar a alma gêmea para seu filho, Isaac.
Eleazar (uma alma elevada) reza para receber orientação e obtém uma resposta.
A primeira jovem que responda o seu pedido de água será “a escolhida”.
A história continua.
Quando chega até um pequeno povo, ele acha Rebeca em pé junto a um poço, ocupada em atender seus rebanhos de ovelhas.
Ele se aproxima e a pede água. Rebeca não só concede o que ele pediu, como também dá água suficiente para todos o que o acompanham.
E, para aqueles de vocês que não estão familiarizados com a história, eu posso dizer que Eleazar era um homem gigantesco que viajava com um grande número de camelos e ajudantes.
Quando conto essa história para as pessoas elas falam:
“Essa não é uma prova para a alma gêmea de Isaac! Era uma prova para uma pessoa louca!”
Imaginem esse homem grande e forte, com todo o seu grupo de pessoas e animais, se aproximando desta jovem para pedir água.
A resposta normal de alguém amável seria dar água a ele. Mas se apressar e seguir seu impulso e também dar água para todas as pessoas e aos camelos é ridículo!

A idéia é que a maioria de nós compartilhamos quando tem sentido.
“Sou uma pessoa amável, quando alguém tem necessidade então eu dou.” Mas esta história nos ensina que devemos mudar nossa visão do compartilhar.
Não se trata da outra pessoa, se trata de mim.
Quando você entende o poder e a influencia que o compartilhar tem em sua vida, você não vai ter outro desejo a não ser procurar formas ridículas de compartilhar.

Agora bem, sei que isto não é fácil.
Se entendêssemos esta lição, todos nós a viveríamos, mas nosso trabalho é despertar este entendimento.
Viva este conceito.
Procure pessoas com quem você possa compartilhar – especialmente com quem você não quer – e de novo, com a consciência certa.
Não compartilhe porque você é uma pessoa boa e que quer ajudar alguém. Compartilhe porque você sabe que tem que ir atrás de alguém e compartilhar ridiculamente para que a Luz venha atrás de você, com bênçãos “ridículas”.

Por: Michael Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário