A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Luz da Escuridão

É sabido que os grandes Cabalistas usavam com freqüência sua clarividência para conhecer os pedidos que as pessoas faziam ao Criador, assim como Sua resposta.

Num dia de Yom Kipur, o dia mais elevado do ano, depois que finalizaram os pedidos e as meditações do dia, um Cabalista se dirigiu para seu estudante, que era o dono de um bar e lhe disse?
“Eu sei o que você pediu ao Criador.
Na noite você pediu que no começo do ano, te abastecesse com todo o dinheiro que necessitava para sustentar sua família, de maneira que você pudesse deixar o bar e trabalhar por tempo integral em compartilhar e crescer espiritualmente.
Na manhã seguinte, você reconsiderou seu pedido ao tomar consciência de que com todo esse dinheiro seria grande responsabilidade.
Você corrigiu seu pedido e pediu só a metade do dinheiro primeiro, e a outra metade depois de seis meses. De tarde, mais uma vez, você voltou a mudar seu pedido, e desta vez pediu que o dinheiro fosse dividido em quatro pagamentos.
Você quer saber a resposta do Criador?”
O estudante simplesmente se sentou ali e com grande emoção aguardou a profecia do mestre.
O cabalista então falou: 
“O Criador disse que já tem milhares de anjos sem preocupação alguma, cujo único propósito é serem justos e cuidar dos outros, em cada segundo do dia.
Ele não precisa disso.
O que Ele precisa é que, no meio do seu dia desafiante, tome cinco minutos para revelar a Luz com alguém quando você não quer fazer, ou quando você não tem tempo pra fazer.
É por isso que você nasceu, para esses momentos preciosos de tirar Luz da Escuridão.”

A maioria de nós percebemos ao contrário os propósitos da vida.
Pensamos que estamos alcançando nosso objetivo quando nossas vidas vão bem e estamos inspirados. Mas, quando as coisas não vão bem, como as que descartamos, assumindo que enquanto tenhamos dias bons suficiente para compartilhar e evoluir, então estamos “em forma”, espiritualmente falando.

Em essência, esta é uma visão falsa da realidade.
Como o Zohar diz:
“A Luz só é Luz quando é retirada da escuridão.”
Quando no meio das dificuldades tomamos uns poucos minutos para compartilhar e saímos de nós mesmos, estamos revelando a Luz mais poderosa e cumprindo nosso propósito.

Se nos esforçamos por cinco minutos em compartilhar durante um dia difícil, isto tem mais valor que todas as horas de boas ações em um dia perfeito.
Sim, o que você faz em um dia bom é essencial porque te permite ter claridade na escuridão.
Mas a iluminação não é tão brilhante como quando as conexões e o compartilhar se fazem em momentos duros.

A próxima vez que você estiver tendo um dia difícil (e que a verdade seja dita, há algo de escuridão todos os dias) lembre-se:
“Esta é a razão porque estou aqui”
E e então veja o que você pode fazer para ter uns cinco minutos e compartilhar, pensar em outra pessoa e se conectar com a Luz de Deus.
Disto é que se trata a vida.

Por: Michael Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário