A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pode Entrar

Um grande cabalista era conhecido por sempre começar suas palestras com uma piada. Ele dizia que isto levava seus alunos para um lugar mais tranquilo e para uma disposição mais agradável para se aprender.
Temos consciência do fato de que quando as pessoas estão sorridentes e felizes elas irradiam um tipo de energia diferente do que quando estão deprimidas e tristes.
Acredito que um dos motivos disto é bem simples:
Quando as pessoas estão fortemente envolvidas consigo mesmas – focadas em seu próprio desejo de receber somente para si mesmo – elas ficam consumidas somente com o que precisam e com o que está faltando e está errado em suas vidas.
As pessoas que tem a cara fechada em geral estão com os pensamentos focados unicamente nelas mesmas e mais ninguém.
Mas quando as pessoas abrem um sorriso amigável, é como um sinal de neon que diz: “entre direto”.

Um bom sorriso tem o mesmo efeito que a luz do sol.
Pense em como você se sente quando o dia está escuro e você olha pela janela. Agora pense em como se sente quando o sol está brilhando, como isto é acalentador física e emocionalmente.

Os sorrisos nos alimentam espiritualmente.

Karen Berg diz com frequência que se todo dia acordássemos pensando que tudo que “achamos” ter é um empréstimo, seria mais fácil sorrir e dar de volta.
E de fato temos grandes dádivas para compartilhar.
O Criador deu a cada um de nós algo especial – um pedaço da sua divindade – e é somente por não compreendermos o potencial desta dádiva que não a compartilhamos.
A maneira de expandir este potencial e trazer à tona a parte nossa que é parte do Criador é entender que a Luz está sempre acesa.
E citando Karen Berg mais uma vez:
“Tudo que temos que aprender é a encontrar o interruptor. Através de sorrisos e risadas o interruptor fica mais evidente para nós.”

À medida que nos aproximamos de realizar o serviço de eliminar dor e sofrimento do mundo, e as coisas ficam mais difíceis, podemos achar mais complicado sorrir e dar risada.
Mas precisamos ter sempre em nossa consciência o fato de que a energia sempre-presente do Criador é nossa para acessarmos se somente entrarmos em nós mesmos e a puxarmos para fora.

Por: Yehuda Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário