A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Impecabilidade

O guerreiro espiritual é um pensamento, e falar dele á falar de impecabilidade.
E na condição de pensamento, ele é um convite e um guia para o insólito processo de nos transformarmos em homens/mulheres de tradição.
Mas os pensamentos são guias para a ação.
Um mapa que mostra como chegar às realidades espirituais que descreve.os pensamentos não existem para distrair, mas para promover formas de conduta que permitam o homem sair do caos em que costuma viver trancado.

Quando o ser humano não está a altura dos seus pensamentos e não é capaz de agir em conseqüência, transforma-os em dogmas.
Quando isso acontece o pensamento perdeu seu poder libertador e vira instrumento de opressão. Entre os povos antigos o pensamento e os ritos estão em intima ligação.
O rito, a celebração é onde os humanos são efetivamente aproximados do Sagrado,pois o Sagrado só se relaciona com arte.
E ritos são formas de arte.

A via espiritual começa com o trabalho de colocar um pouco desse tempo espiritual em nossa vida de todos os dias, quando , em vez de comportar-nos como máquinas que simplesmente obedecem a uma programação, escolhemos a via de uma existência singular.
Esses momentos de luz, quando digerimos nossa vida e o que acontece conosco passa a ser determinado por um tempos espiritual de uma celebração, e é o existir do homem/mulher de tradição.

O desafio pra quem segue por essa via, é trabalhar duro pra fazer com que esses momentos espirituais, em que consegue encarnar o guerreiro, sejam cada vez mais freqüentes e contínuos, ate que a liberdade predomine sobre a escravidão, e a serenidade sobre o caos.

Um ser humano deve ir ao caminho espiritual como quem vai para a guerra!
Com temor, respeito, bem-acordado e com absoluta confiança. Por isso, quem vai a procura de conhecimento pode muito bem ser chamado de guerreiro.

O guerreiro é guerreiro porque está sempre na luta.
A sua luta é contra suas próprias fraquezas e limitações; contra as forcas que se opõem ao engrandecimento de seu conhecimento; contra as forças de sua existência comum e corriqueira determinado em todo sentido pela sua historia pessoal.
É uma luta pela liberdade.

O modo de existir do guerreiro é uma atitude, uma noção, uma direção, uma persistência, em escolher ser forte e autentico em cada ato.
É buscar impecabilidade em cada uma de suas ações, mesmo a mais banal delas.
O guerreiro nunca abandona seu intento. não admite desleixo, e transforma o menor de seus atos no desafio de poder ir alem de seus limites cada vez, de ser melhor, mais livre, mais sereno, mais verdadeiro.
Mas ele só pode ser isso tudo se contar com a eminência da morte, pois assim faz de cada ato sua ultima batalha e, portanto, dá o melhor de si.

Por isso, tendo a morte como aliada constante, e deixá-la  infundir poder em cada um de seus atos, o tempo transforma-se em foco radical da impecabilidade.
A consciência da sua morte eminente lhe confere também o desapego necessário para não se prender em nada.
Desapegado de tudo, consciente da sua brevidade, e em luta constante, o guerreiro aprende a construir sua vida através do poder de suas decisões.

(...descobri que não se render ao sujeito(ego) significa liberdade; que acabar com a história pessoal aumenta a energia absurdamente pois silencia o diálogo interno; que não se sentir como uma pessoa importante desenvolve uma força indomável, e que descartar julgamentos morais proporciona uma humildade confortante.)

Fonte: Sabedoria da Cabalá Mahutí por Mario Meir

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário