A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 31 de maio de 2011

Compaixão

Após a morte de um grande mestre, seu filho aguardou, tendo certeza de que o pai em breve apareceria a ele, seja num sonho ou numa visão, com notícias do outro mundo.
Mas o pai não veio.
Quando lhe perguntavam se a visita finalmente tinha acontecido, o filho respondia que não.
"Entretanto, ontem de noite eu visitei o tribunal celestial para perguntar aos anjos por meu pai. "Ele esteve aqui," responderam, "mas não ficou."
Procurei então em todas as regiões do céu, perguntando aos anjos se tinham visto meu pai, e em todos os lugares davam a mesma resposta: "seu pai esteve aqui, mas continuou a caminhar."
Finalmente, um homem sentado na entrada de uma floresta disse: "Seu pai esteve aqui, mas continuou a caminhar. Você o encontrará do outro lado da floresta"."
"Caminhei por vários dias, e cheguei a um lugar onde terminavam as árvores. Vi um vasto oceano, com ondas gigantescas. Meu pai estava em pé ali, olhando para as águas turbulentas. Eu me aproximei dele e perguntei:
"O que você está fazendo aqui? Estávamos todos preocupados. Você não veio nos visitar numa visão ou num sonho"."
"Sem se voltar, meu pai disse: "Sabe o que é este oceano, meu filho?"
Respondi que não.
"Este é o oceano de todas as lágrimas de todas as pessoas do mundo que alguma vez choraram por dor e sofrimento. Eu jurei diante de Deus que não deixarei este oceano enquanto Ele não secar todas as lágrimas."

Esta história ensina a importância de despertarmos em nosso coração uma compaixão e capacidade de sentir a dor dos outros se quisermos ser verdadeiramente felizes e livres. 
(Do livro "Tornar-se Como Deus")

Michael Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário