A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 3 de maio de 2011

Sobre o Mês de Touro

O Criador criou o mês de Touro logo após o mês de Áries, porque no mês de Touro nós podemos ver o que é viver sem Luz.
No mês de Áries vimos onde está o ego, e agora no mês de Touro vemos e sentimos o que ele (o ego) pode fazer conosco e com as pessoas que a gente ama.
O mês lunar de Touro, mês de Iyar, terá início na noite do dia 4 de Maio.
A energia de Touro é realmente muito útil para construir-se, ou seja, para construir a nós mesmos, um novo empreendimento ou um novo projeto.
Touro é um mês para fazer acontecer.
Precisamos estar abertos para deixar fluir a criatividade, ter atitude e criar projetos em conformidade..
Devemos estar atentos neste mês de Touro, usar sua energia para ser paciente.
Se isso é duro para você, vá abraçar uma árvore ou admirar a natureza com uma caminhada para acalmar os nervos e lembrar que os confrontos devem ser evitados durante todo o mês.
Mas o mês de Iyar, o mês de Touro, também é conhecido como o “mês de Cura”
Devemos nos lembrar que a Luz da Cura somente pode se revelar quando existe um recipiente adequado.
Nossa certeza é esse recipiente.
Quanto maior a certeza, maior a cura.
O Poder da Mente - o que passa pela mente é refletido pelo corpo.
Essa é a razão pela qual abandonar todos os pensamentos mórbidos e doentios é a semente para a Saúde e Bem Estar.

Cada signo do Zodíaco é "controlado" por um Planeta.
Estas inteligências cósmicas foram criadas por vibrações e forças energéticas. Segundo a Sabedoria da Cabala tais forças são representadas por letras hebraicas. As formas dessas letras sintonizam nossas mentes em determinados níveis espirituais e nos conectam com as forças primordiais da Criação.
Através da meditação diária das letras do mês, bem como do verso e da seqüência correspondente no Ana Bekoach, podemos enriquecer nossas vidas com Luz espiritual e energia positiva.
O nome do mês Iyar é um acrônimo para a expressão em aramaico "Ani Hashem Rofecha", que significa "Eu Sou Deus, Seu Curador".
Na meditação de Ana BeKoach, o mês de Iyar e o signo de Touro correspondem à quinta sentença e à Sefirá de Hod.

Comumente delegamos o controle sobre nossas vidas para médicos, advogados, gerentes de Bancos e outros experts, esperando que eles curem nossas feridas físicas, legais, financeiras e emocionais.
Entretanto, a cura e a plenitude verdadeira são de nossa própria e inteira responsabilidade.
Esta verdade espiritual se torna mais evidente neste mês de Iyar, mês de Touro, à medida que a Luz fulgente que irradia intensamente em Iyar, nos inspira a buscar a cura e a plenitude vindas de dentro de nós mesmos.
 
O mês completo de Iyar (Mês de Touro) cai durante o período de Sefirá Haomer (Contagem do Omer).
Durante esse tempo, contamos 49 dias ente Pessach e Shavout e cada dia nos dá a oportunidade de corrigir as coisas negativas que fizemos em nosso passado.
Estes 49 dias são sete vezes sete níveis diferentes de negatividade, todos os quais nos levam para a revelação no Monte Sinai e a Imortalidade, a que teremos acesso em Shavout. 
Devido que o mês de Iyar sempre cai durante o Omer, é um tempo de baixa energia.
É um tempo no qual podemos ganhar a Luz que recebemos em Pessach e nos prepararmos para a liberdade de todas as formas de morte e finais: tanto em relacionamentos, negócios, saúde, como em todos os aspectos da vida.
O Livro da Formação diz
“Ele coroou a letra Pei e criou com ela Vênus no mundo e a quinta-feira no ano e a narina esquerda na alma, Ele coroou a letra Vav e criou com ela Touro no mundo e Iyar no ano e a mão esquerda na alma.”
As letras Pei e Vav controlam o mês de Iyar e a constelação de Touro.
Iyar é o segundo mês após Nissan, e encontra-se totalmente sob a influência do período conhecido como a Contagem do Ômer.
Quando Moisés tirou os israelitas do Egito, eles receberam liberdade, independência e liberação sem qualquer esforço. Por esta razão, a Luz de Pessach desapareceu, a fim de nos proporcionar a oportunidade de trabalhar e merecer toda a Luz que havíamos recebido de graça.
Esse tempo (de trabalho) é conhecido como a Contagem do Omer.
Durante sete semanas corrigimos, dia após dia, uma Sefirá diferente (emanação luminosa), e se você multiplicar sete Sefirot por sete semanas, obtém os 49 dias do Omer.
Esses dias nos dão a oportunidade de corrigir na raiz qualquer falta ou ação negativa que tenhamos cometido, nesta vida ou em vidas passadas.
Após 49 dias, chegamos à festa de Shavuot – a mesma janela cósmica em que recebemos a Torá.
Nesta festa alcançamos a revelação de Luz que nos traz vida imortal.
Esses 49 dias também são chamados “dias de Pequenez”, e são famosos por sua baixa energia.
Este é o motivo pelo qual não tomamos quaisquer decisões ou ações, tais como comprar uma casa, assinar contratos, abrir novos negócios, casar etc, até que esse período termine.
À medida que os israelitas atravessavam o deserto, trocando a escravidão do Egito pela liberdade, eles viram com seus próprios olhos a separação do Mar Vermelho, e ainda assim conseguiram reclamar e sonhar em voltar para o Egito, apesar do Maná que caía do céu todos os dias.
Eles conseguiram alimentar rancor contra Moisés, que retornou seis horas atrasado após ter recebido a Torá, e criaram o Bezerro de Ouro.
Nos dias de hoje, todos nós somos daquela geração – a Geração do Deserto, a geração que não estava feliz em deixar o Egito, mas que se contentava com o alho, as cebolas e a carne, a geração que procurava por conforto na vida, repleta de coisas físicas, sem se importar com a espiritualidade.
 
Há um dia especialmente positivo no mês de Iyar: Lag Baomer – o 33o. dia dos 49 dias do Omer.
Este é o dia do aniversário da morte do grande Cabalista e autor do Zohar, Rabi Shimon bar Iochai.
Neste dia Rabi Shimon deixou o mundo, e ao deixar o mundo físico, ele trouxe para a humanidade uma grande revelação de Luz.
Esta é a razão porque neste dia passamos toda a noite estudando o Zohar, conectando-nos com a energia especial que Rabi Shimon nos revelou.
Rabi Shimon bar Iochai viveu em Israel no século II, na época em que os romanos governavam Israel. Rabi Akiva, o mestre de Rabi Shimon, juntamente com outros estudiosos daquele tempo, planejou rebelar-se contra os romanos.
Seu plano falhou, e milhares foram mortos. Rabi Shimon e seu filho Eleazar fugiram, e esconderam-se em uma caverna durante 13 anos.
Durante esses anos de separação da realidade física, Moisés e Elias lhes revelaram os segredos do universo.
Após 13 anos, Rabi Shimon e seu filho deixaram a caverna, e começaram a ensinar a oito estudiosos em uma outra caverna chamada Idra Raba, localizada entre Sfat e Meron, na parte norte de Israel.
O Zohar que possuímos hoje é o resultado desses segredos revelados a Rabi Shimon por Moisés e Elias, escritos por Rabi Aba, o aluno de Rabi Shimon.
 
Bem, voltemos ao mês de Touro
Touro, como um signo de terra, é muito apegado ao mundo físico, ao mundo dos cinco sentidos.
Tudo o que interessa ao taurino comum é fazer dinheiro, estabelecer sua segurança financeira, possuir uma grande casa, modernos equipamentos e - claro - dinheiro no banco. Tudo o que aparentemente significa segurança financeira e material é o que o taurino comum procura.
Vênus rege Touro, e controla a energia de dinheiro, amor e das artes.
Não há dúvida de que o típico taurino ama dinheiro, posses, prazeres sensuais, comida, sexo e música. Muitos músicos e cantores de ópera são taurinos, que também são grandes cozinheiros, alfaiates e estilistas de moda.
Sem mencionar que alcançam sucesso na área bancária, nos negócios e em empreendimentos imobiliários.
Taurinos são muito possessivos, teimosos, e uma vez perseguido um objetivo, eles o alcançarão não importando os obstáculos que tenham que enfrentar. É difícil influenciá-los, e raramente eles se mexem do lugar..
Adoram estabilidade e determinação, e não gostam de se mexer sem uma justa causa.
Taurinos se dão bem com signos de água: Peixes, Câncer e Escorpião.
Outros signos de terra, Virgem e Capricórnio, dão bons parceiros de negócios.
Quando um taurino eleva seu nível espiritual e alcança a compreensão de que a matéria não existe, a ideia de “mente sobre a matéria” domina, e coisas maravilhosas acontecem, levando-o de um filme menos físico para outro, com maior e mais elevado significado espiritual e social.
Até lá, o taurino experimenta situações estranhas de possuir e perder dinheiro, vendo o tapete ser-lhe puxado sob os pés, a fim de lhe mostrar a ilusão do mundo físico.
 
Marcelo Veneri

Nenhum comentário:

Postar um comentário