A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 28 de maio de 2011

Verdadeiro Propósito

Um pobre fabricante de velas chamado Jacob ouviu falar numa ilha misteriosa onde os diamantes eram tão comuns quanto as pedras.
Foi ao porto mais próximo e soube que a ilha de diamantes de fato existia, mas que ele teria que se apressar, porque um barco zarpava rumo à ilha somente uma vez a cada sete anos e estava partindo naquele momento!
Jacob correu e embarcou.
Chegando à ilha, viu que era tudo verdade!
Os diamantes estavam por toda parte, como areia na praia.
Caindo de joelhos, começou a encher suas bolsas com pedras brilhantes, sonhando com a riqueza que teria quando voltasse para casa.
Nesse momento passou um habitante da ilha e disse: "você está perdendo seu tempo enchendo suas bolsas com essas pedras em valor. Como ficará aqui sete anos, é melhor você ter algum jeito de se sustentar. Você tem alguma profissão?" Jacob respondeu: "Sou fabricante de velas". "Muito bem, é melhor começar a fabricar velas".
Jacob fez exatamente isso e logo seu negócio começou a prosperar enormemente. Não havia outros fabricantes de vela com quem competir, e ele se tornou o homem mais importante da ilha.
Logo sete anos se passaram e um dia o barco chegou.
Jacob arrumou seus pertences às pressas e pulou no barco.
Ao chegar em casa, sua família examinou ansiosa suas malas e depois todos olharam estupefatos para Jacob. "Onde está o tesouro?" perguntaram a mulher e os filhos. "Você esteve ausente por sete anos e tudo que trouxe de volta foi um punhado de velas!"
Jacob riu.
Será que eles não entendiam?
As velas tinham feito dele um homem importante na ilha! Mas ao abrir a boca para falar, de repente se deu conta da verdade.
Ele tinha se esquecido do objetivo pelo qual tinha ido à ilha, e agora não tinha nada mais valioso do que ao partir.
Analisando este conto, o cabalista Rav Ashlag explica que o mundo físico é uma ilha que estamos visitando.
Os diamantes são as oportunidades de compartilhar que existem ao nosso redor. Como elas são tão numerosas quanto os grãos de areia numa praia, não prestamos atenção a elas devido às necessidades aparentemente urgentes que a vida do dia-a-dia nos impõem.
Presos aos valores da "ilha", facilmente nos esquecemos do verdadeiro objetivo que nos trouxe aqui.
Estamos na terra para viver felizes e realizados.
Alcançar esse destino requer uma transformação profunda.
Precisamos mudar a base do nosso ser.
Temos que pensar sempre em dar, e não em receber.

(Michael Berg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário