A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 31 de março de 2016

O Poder da Oração

Pergunta de um aluno para Michael Berg:
Um dos membros de minha família sofreu um acidente em seu trabalho e teve que passar por diversas cirurgias da coluna. Ele está parcialmente paralisado e não foi afetado apenas fisicamente, mas mentalmente também. Ele está deprimido e toda noite ele tem tomado várias pílulas para dormir, pílulas para dor e relaxantes musculares. Eu queria que o resultado disto fosse que ele recebesse ajuda, e não que ele ficasse chateado. Você tem algum conselho de como abordar esta situação?
Resposta (de Michael Berg):
Sabemos que a oração tem o poder de alterar situações negativas. Por exemplo, se uma pessoa esta doente, através do poder da oração ela pode ser curada. A questão é, como orar?
Agora, antes de responder a esta pergunta, é essencial que possamos entender que oração é um tema que exige grande discussão. Obviamente, existem muitas regras que se aplicam a este conceito. Por exemplo, sabemos que a oração nem sempre garante que o resultado desejado ocorra, e isto acontece devido a uma série de razões.
Ao saber disto, podemos ganhar um grande insight ao recorrer às palavras do grande cabalista do século 18, Rav Elimelech de Lizensk. Ele escreve,
“Quando um tzadik [a parte justa que existe dentro de cada um de nós] reza por outra pessoa, ele inclui e investe todo o seu ser em suas orações, todos os seus 248 limbos, pensando em nada mais do que o desejo de ajudar a outra pessoa necessitada. Ele laça a pessoa para a qual ele está rezando aos seus próprios 248 limbos, e assim ele a torna santa, e então, ele recebe respostas para suas orações.
Pois, porque que uma pessoa fica necessitada? Certamente, é porque ela fez alguma ação negativa com um de seus 248 limbos. E quando um tzadik abraça a pessoa para si mesmo, os limbos da outra pessoa se tornam únicos com o limbo do tzadik. Através disto ela é curada e corrigida da negatividade que ela trouxe para cima de si mesmo. E como sua ação negativa é corrigida, o processo de purificação que ela traz para cima de si mesmo é eliminado.”
Rav Elimelech nos dá um belo entendimento do poder da oração para outras pessoas. Ele explica que quando uma pessoa reza por outra pessoa, ela tem que ter em mente que é preciso abraçar espiritualmente a pessoa necessitada, tornando-a única consigo mesmo. Ao fazer isto, ele muda a outra pessoa e faz com que ela fique tão completa quanto ele.
Entendemos agora a profundidade e intensidade que os pensamentos de uma pessoa têm que estar quando ela ora por outra pessoa. Pois se ela esta simplesmente falando a oração, não tem muita possibilidade que a oração seja respondida. Apenas quando ela inclui todo o seu corpo, toda sua alma e essência em suas orações é que ele será capaz de atingir o que foi explicado acima. Pois quando oramos por outras pessoas, estamos na verdade abraçando elas e doando nossa completude.
Que maneira bela de entender a oração!
Agora temos o verdadeiro insight do poder da oração. Espero que depois que tenhamos entendido esta lição, nós iremos investir mais de nossos seres nas orações que fazemos para outras pessoas. Pois, como foi explicado acima, para verdadeiramente influenciar mudanças positivas em outras pessoas, precisamos investir o nosso ser inteiro na oração, abraçando-as completamente e curando-as.

Michael Berg (Amir Michael Rehan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário