A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 19 de setembro de 2010

Com Graça

“Risada [ser engraçado, fazer graça] não é piada. É na verdade um componente importante para atingir sabedoria verdadeira. Não há sabedoria tão clara e tão profunda quanto à sabedoria que é atingida através da graça [engraçada], pois o humor abre o coração e mente para que a sabedoria possa ser absorvida mais completamente. Portanto, os sábios sempre começavam seus ensinamentos com graça." O Zohar
Seja engraçado.
Tenha senso de humor sobre as coisas.
Fique leve [e você se tornará Luz.]
Então vou deixar aqui uma piada para vocês:
“Um homem sonha que está numa situação onde teria que salvar ou seu pai ou sua mãe do perigo (ele só podia salvar um deles), então esse homem corre ao mestre e lhe conta a situação perguntando:
‘O que devo fazer?’
E o mestre lhe respondeu:
‘Acordar’”.
Quantas situações nós pensamos que é o “fim”, que “não tem saída”, que não podemos resolver?
E o “engraçado” é que se estamos dispostos a deixar a Luz entrar e nos mostrar a verdadeira Realidade da situação, percebemos e enxergamos que a situação não é tão difícil ou impossível assim como achavamos, e muitas vezes a solução para a situação é tão “boba”, tão simples que damos risada pensando:
“Por que não pensei nisso antes?”
O segredo para encontrar a solução de qualquer situação é “sorrir pra ela”.
Esse ensinamento dos Cabalistas de sorrir para o caos beira o ilógico, mas sabemos que a Luz se comporta de maneira ilógica, de maneira irracional!
Então, se nos comportarmos irracionalmente, sorrindo para o problema desafiante, nós então abriremos uma abertura para que a Luz entre e nos mostre que o “bicho papão” é apenas a “sombra de uma árvore” na janela.
Sorria para a Luz que está escondida (ansiando para ser revelada) na escuridão.


Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário