A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Ponto Interior

Sempre vemos o que está errado nas pessoas.
Isso é fácil
Mas não é tão fácil penetrar dentro do coração e ver o que é bom na pessoa.
O grande Cabalista do século XX, Rav Yehuda Brandwein, ensinou aos seus estudantes a olhar o ponto interior da pessoa, ver mais além do externo e olhar a alma.
Sempre dizia: “Não olhe a capa, olhe o que está dentro”.
Quando você estiver em uma reunião ou numa fila ou sentado durante um filme com um amigo ou olhando fixamente no espelho, procure o bom dentro das pessoas que olha.
Olhe a beleza e a santidade dentro delas.
Encontre o positivo.
Está ali se você olhar com atenção.
Segundo o livro “Deus não cria milagres. Você sim” é dito que existe um grande e antigo espelho no céu que reflete de volta para nós tudo que fazemos, pensamos e falamos.
Qual a relação com esse Espelho que fica no Céu e o ato de olharmos as pessoas? Se nós só olhamos o mal e o errado nas pessoas, o que é que esse Grande e Antigo Espelho que fica no Céu vai refletir?
Vai refletir uma energia que vai influenciar as pessoas a verem só o errado e o mal em nós!
É dando - julgamentos errados para as pessoas – que ganhamos – julgamento errados das pessoas para com a gente!
Então, se quisermos que as pessoas nos julguem pela nossa alma e não pela nossa “capa”, nós temos que julgar todas as pessoas pela sua alma e não pela sua “capa”!
Temos que nos lembrar que todo mundo tem uma boa e limpa alma, e não podemos julgar nem limitar ninguém só por que o egoísmo dela domina ou exerce influencia nela!
As pessoas, e nós mesmos, só nos comportamos mal, só fazemos mal, porque o egoísmo nos controla!
A partir do momento que nós e todas as pessoas fizerem o devido esforço de colocar o ego no lugar dele, todos nós vamos poder mostrar a santidade e a beleza que todos nós temos!
Tenho uma maneira que uso para separar a pessoa (alma) da capa (ego, egoísmo dela).
Quando vejo algum parente ou amigo em algum estado negativo (pessimista, rancoroso, triste, duvidoso, intolerante, etc.), falo pra mim mesmo: Não é ele, é o ego dele.
Com isso eu consigo ter o melhor comportamento para com ele, e assim consigo trazer Luz para a situação e isso faz com que a pessoa mude de capa e seja ela mesma!
É um milagre!
Quando treinamos esse exercício de separar as pessoas do ego delas, vamos ter sempre o devido comportamento para com todas!
Não machucaremos ninguém, não julgaremos ninguém e não perderemos o amor e o respeito por ninguém quando sabemos separar o ego da pessoa!


Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário