A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Não leve para o lado pessoal

Quanta dor e problemas são causados porque nós interpretamos mal o que outras pessoas dizem ou fazem conosco?
É de nossa natureza egocêntrica pensar o pior e levar tudo pessoalmente.
Não está em nossa natureza pensar:
O que será que está acontecendo na vida de tal pessoa?
Qual dor fez com que ele ou ela me dissesse isto?
Quando levamos as ações de outras pessoas para o lado pessoal é o nosso ego falando, nos dizendo que somos o centro do universo, que tudo que acontece em nossas vidas gira ao nosso redor.
Nosso ego é a cortina nos separando da realidade verdadeira, espiritual, do 99%. Saiba que quanto mais você domina seu pensamento ego-cêntrico, mais você não levará pelo lado pessoal, e mais conectado (mais feliz) você será.
Costumo dizer que se nós formos pensar muito em procurar saber sobre os acontecimentos no nível do 1% (mundo físico), nós podemos enlouquecer, porque tudo que acontece aqui (no 1%) não é a verdade, não é a realidade total.
E posso dizer, por experiência própria, três sintomas e conseqüências negativas que “ganhamos” quando levamos as coisas pro lado pessoal:
- Julgamos a pessoa, e ainda por cima ficamos em um estado temporário de vítima, atraindo então julgamentos para nossas vidas
- Perdemos a energia do amor naquele relacionamento. Por bobagens, por julgamentos confusos podemos estar correndo o risco de destruir um “laço” positivo com alguém que amamos;
- Vamos atrair mais pessoas e situações que irão nos fazer pensar mal delas por conta de mais uma vez levarmos tudo para o lado pessoal.
É uma bola de neve.
Cada vez que somos reativos (agir com egoísmo) estamos automaticamente encomendando mais uma situação como essa para nossa vida.
Somos agraciados de viver numa época onde todo o conhecimento do universo está disponível para todos nós. Sabemos, ou pelo menos temos acesso fácil ao conhecimento, como funciona o “Sistema Operacional do Mundo Espiritual”, e com isso podemos saber o que vamos ganhar com nossas ações, escolhas, emoções e pensamentos.
Agora, se nós não sabemos como o Sistema funciona não quer dizer que o Sistema seja mal ou defeituoso.
Somos nós que não sabemos operar ele, ou não queremos aprender – o que é uma desculpa pior ainda.


Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário