A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 16 de janeiro de 2011

O Louco e o Cabalista

Pensar sobre o propósito da vida como um processo de mudança e diminuição do ego me faz lembrar uma pequena história, mas importante.

O grande cabalista, Baal Shem Tov, estava visitando o seu aluno Zev na cidade de Zabriz.
Na parte da manhã, eles estavam prestes a entrar na casa de Oração quando um louco pulou para na frente do aluno e blasfemou-o, humilhando-o diretamente por dez minutos.
O louco disse insulto após insulto: Como é terrível o seu comportamento, como ele mente, como rouba, e começou progressivamente a piorar as coisas para esse aluno durante dez minutos.
Depois de terminar o seu discurso, que por esta altura já tinha atraído uma multidão de curiosos, o louco continuou o seu caminho.

Baal Shem Tov pediu ao aluno para explicar o que aconteceu.
Zev compartilhou com o seu professor que todas as manhãs, este louco o aguardava na porta da casa de Oração e gritava com ele e o humilhava durante algum tempo e depois saía.
O grande cabalista disse ao seu aluno:
"Tenho inveja de você, Zev. Você está purificado todas as manhãs de uma forma que eu espero. Eu gostaria de ter alguém que gritasse comigo dessa maneira todas as manhãs."

Esta história pode soar estranho para alguns, mas eles entenderam a lição que nós temos a sorte de compreender e viver.
O nosso objetivo neste mundo é mudar.
É a partir das situações embaraçosas, desconfortável e difíceis que mudamos mais.
Os cabalistas do passado não fugiram destas situações, eles as abraçavam.
Para efetuar a mudança que estamos neste mundo para realizar, precisamos abraçar este ideal e experimentar situações incômodas.
Podemos fazê-lo sabendo que é com estas ações e estes momentos que podemos mudar, crescer e atrair as maiores bênçãos para as nossas vidas.

Por: Michael Berg

 (repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário