A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 16 de janeiro de 2011

Por que Compartilhamos? Porque é que Ajudamos os Outros?

Muitos de nós acreditamos que fazer boas ações é tudo o que conta, mas a realidade espiritual é, a menos que nós entendemos por que compartilhamos, não podemos receber tanta luz e bênçãos destas boas ações.

Os cabalistas colocam um simples cenário para nos ajudar a avaliar a nossa compreensão de compartilhar.
Eles perguntam:
Se há duas pessoas que precisam da nossa ajuda - um deles um amigo querido, o outro um inimigo – qual deles você escolheria?
Eles também explicam que esse inimigo não é simplesmente alguém que não gosta de você, mas é alguém a quem você viu fazendo ações negativas no passado, tentaram dissuadi-lo de fazer essas ações, mas ele não quis ouvir.
Você pegou ele roubando e tentou explicar a ele que não deveria agir desta maneira, ele ignorou as suas palavras e continuou a roubar.
Você tem uma história com essa pessoa, sabe as coisas negativas que ele fez que outras pessoas não sabem.
Tentou ajudá-lo a mudar, mas ele não quis.
A sua antipatia por essa pessoa não se baseia em nada de pessoal, mas sim porque sabe as verdadeiras ações negativas desta pessoa.
Agora, tanto o seu amigo como o seu inimigo caminham na sua direção para receber ajuda.
Quem você quer ajudar?

Para a maioria de nós, a resposta é simples:
É claro que iria ajudar o nosso amigo ao invés de ajudar a outra pessoa que não é apenas um inimigo, mas é negativo de tantas formas que só nós sabemos a sua extensão.
Mas a resposta não é simples.
Os cabalistas fazem uma exposição surpreendente.
Neste caso se optar por ajudar o amigo, não há quase nenhuma luz que possamos receber desta ação de compartilhar.
A melhor ação neste caso será a de ajudar o inimigo.
Só com esta ação é que trazemos luz para as nossas vidas.

Para entender este ensinamento é necessário esclarecer o objetivo das nossas ações de compartilhar e até mesmo o propósito das nossas vidas.
Os cabalistas explicam que não estamos destinados a ser boas pessoas ou simplesmente pessoas espirituais que compartilham.
Pelo contrário, o nosso objetivo na vida – e a única maneira de alcançar satisfação duradoura - é o de estar constantemente a mudar a nossa verdadeira natureza interna de uma base - ego egoísta com que nascemos, para uma verdadeira natureza de compartilhar.
As pessoas podem fazer muitas ações de compartilhar, mas todavia não mudam em si mesmas.
A única maneira de garantir que as nossas ações estão a nos transformar é escolhermos o caminho desconfortável.
Compartilhar não quando é fácil ou quando queremos, mas compartilhar quando é difícil e quando não queremos.
Torna-se claro que, neste caso, quando temos a opção entre uma ação de compartilhar. que nós preferimos fazer e outra que não preferimos, a única ação que vai ajudar a nossa mudança é a que não queremos fazer.
Portanto essa é a única que pode revelar Luz nas nossas vidas.
Esta compreensão tem de mudar a nossa perspectiva sobre compartilhar.
Se queremos mudar para melhor, se queremos que as nossas ações tragam bênçãos para as nossas vidas, então temos de tomar o caminho difícil.

Compartilhar com aqueles que não queremos, compartilhar quando não queremos, compartilhar de forma desconfortável. Estas são as ações que criarão maior mudança e que trazem grande quantidade de luz na sua vida.

Por: Yehuda  Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário