A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Responsabilidade 100%

Enquanto fazia o Mikve (purificação da alma e do corpo) no mar, descobri que alguém tinha furtado meus chinelos.
Minha primeira reação foi pensar em alguns palavrões, mas então fiz restrição da minha frustração e raiva e pensei:
“Não. Alguém que precisava mais do que eu pegou.”
Eu poderia ter estragado minha manhã com esse fato, mas consegui ser pró-ativo e entender a mensagem da situação.
Na verdade esse furto aconteceu para me lembrar de uma ensinamento chave de Cabala: Responsabilidade.
Nunca podemos nos considerar vitimas!
Nem num episódio como esse, um furto ou roubo.
Tudo acontece porque de alguma maneira, com algum comportamento (pensamento, ação, ou palavra) negativo/reativo atrai “essa pessoa” que então me furtou.
Talvez seja porque eu “furtei” algo de alguém.
Posso ter “furtado” ou “tirado” o bom humor de alguém ao ser pessimista sobre algo da vida dele, ou eu devo ter “roubado” a felicidade, o brilho de alguém ao ficar invejoso porque ele tem algo que eu gostaria ter...
O que sei é que devo tomar 100% da responsabilidade do que me aconteceu (ser furtado) e entender que nada mais é do que o Universo fazendo “equilibrar a balança” do que eu fiz.
E sabem, quando começamos a pegar responsabilidade por tudo que nos acontece nós começamos a ganhar uma paz e uma sensação de controle incrível!
No começo é difícil, e para certas situações ainda sinto Muito desconforto em tentar pegar 100% da responsabilidade, por exemplo, quando uma pessoa que amo muito me ignora ou me rejeita, mas entendo que isso só ta acontecendo porque de alguma maneira rejeito e ignoro pessoas que não mereciam minha rejeição ou descaso.
No mais, devemos sempre nos lembrar que sempre existirá duas formas distintas de vermos e sentirmos as coisas: a positiva (e verdadeira) e a negativa (ilusória e sabotadora).
Isso é muito bem ilustrado nos desenhos do cachorro do Mickey, o Pluto, onde existem um diabinho e um anjinho do lado da cabeça dele dando orientações sobre o que ele deve fazer.
Resta a nós exercer nosso Livre arbítrio e escolher aquele pensamento / ação que de verdade irá nos levar para fora da escuridão, e não aquela que nos enterra mais ainda no problema ou situação.
No livro "I. A. - Inteligência Angelical", Yehuda Berg ensina que todo ser humano tem com ele dois anjos:
Um anjo negativo no seu lado esquerdo, e um anjo positivo - o Anjo da Guarda - em seu lado direito.
Eles ficam o tempo inteiro nos direcionando para o bem e para o mal.
No livro é ensinado como fortalecer o Anjo positivo, e inclusive fazer o anjo negativo se tornar "escravo" do anjo positivo, e nos trazer bênçãos, prosperidade, alma gêmea, etc.

Por: Shimon Ferreira

 (repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário