A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O paradoxo da Ansiedade

Será um amigo ou um inimigo?
Numa época em que o tempo parece estar passando cada vez mais rápido e as escolhas são cada vez mais vastas - viver à beira de um ataque de ansiedade se tornou um lugar comum.
Aprenda o que estimula essa estranha emoção e como usá-la a seu favor.

Basta uma palavra, e de repente seus pensamentos caminham tão rápido que criam um aperto na garganta tornando a respiração impossível.
Confusão é o nome do jogo e você não consegue imaginar para onde ir a partir de então.
Esses são alguns dos sintomas da ansiedade.
Não chega a ser muito reconfortante saber que todos experimentamos ansiedade em algum nível em algum momento de nossas vidas.
A ansiedade aparece quando nos defrontamos com um momento de definições ou de mudanças ou, quem sabe, quando precisamos tomar uma decisão importante. Nós sentimos nossos medos mais terríveis penetrando em nossa consciência, onde se multiplicam, injetando incerteza e preocupação sobre algo que pode - ou não - acontecer.

O grande filósofo francês Montaigne escreveu certa vez:
"Minha vida foi repleta de terríveis infortúnios, a maioria dos quais nunca aconteceram".
A ansiedade distorce as preocupações e as amplifica. Ficamos presos como insetos em redes que nós mesmos criamos, lutando sem ajuda, impedidos de tomar as ações necessárias para nos libertar.
O medo se baseia em perigo conhecido, algo tangível: um nódulo descoberto durante um auto-exame do seio rotineiro, uma falência iminente.
Esses são problemas que todos conhecemos como reais: podemos tocar o nódulo, podemos ver a dívida.
E apesar desses problemas serem angustiantes, existem coisas que podem ser feitas: remover o nódulo, dietas especiais, tratamentos, reestruturar o negócio, encontrar investidores.
Com ansiedade, entretanto, nos sentimos assustados, fora de controle.
Porém, quando pressionados, raramente podemos identificar a causa exata. Porque a ansiedade não tem origem física, é uma desordem que confunde aos diagnósticos médicos e aos remédios.
Os que buscam por pílulas, tônicos e medicamentos para alívio raramente encontram.
Porém apesar das conotações negativas que acompanham a palavra ansiedade, a sensação por si só pode criar dentro de nós um efeito verdadeiramente positivo. E apesar de ser algo que desejamos nunca experimentar, geralmente ficamos melhores depois de termos passado por ela.
A ansiedade é tanto uma terrível maldição quanto uma enorme bênção.
Tudo depende da forma como você a encara.

Os cabalistas sugerem que encaremos a ansiedade sob um prisma positivo.
Eles acreditam que ela se manifesta para nos recordar que não estamos realizando nosso potencial nesse mundo, que não estamos cumprindo nosso propósito. Somente com uma constante auto-avaliação, que freqüentemente começa com a ansiedade, nós nos empenhamos em melhorar e ser bem sucedidos em nossos esforços. De fato, a medicina apóia essa perspectiva.
Muitos médicos afirmam que um pouco de ansiedade é algo bom.
Em seu longo tratado sobre o assunto, Ansiedade (Oxford, 1986), o médico Donald W. Goodwin sugere que o estresse é uma poderosa ferramenta que pode "construir o caráter, estimular a criatividade e nos encorajar a fazer as coisas melhor".
Com a ansiedade, nós experimentamos um nível mais alto de consciência de nós mesmos.
De acordo com a Associação Médica Americana, a ansiedade também nos ajuda a responder às emergências.
Desta forma, a natureza paradoxal da ansiedade - é algo bom ou ruim para nós? Como podemos diminuir os efeitos negativos e usar os positivos para nos empenharmos em sermos melhores?
Como podemos usar da melhor forma possível nossos pensamentos ansiosos para nos auxiliar a atingir nossos objetivos?

Existe um ditado antigo:
"O medo bateu na porta, a fé respondeu. Ninguém estava em casa".
Aqueles que estudam Cabala acreditam que a ansiedade ocorre quando não temos certeza. Ao recusar confiar em D-us, ou na perfeição do plano último, nós nos abrimos para sofrimentos que não teríamos que suportar e, sendo assim, nos sentimos angustiados, deprimidos e com medo.
Nossos corpos respondem fisicamente ao desequilíbrio espiritual, razão pela qual aqueles acometidos pela ansiedade geralmente sentem dores de cabeça, tontura, palpitações no coração, forte fadiga e problemas respiratórios.
De acordo com a Cabala, entretanto, nossa percepção da ansiedade é a forma encontrada pelo Criador de nos oferecer uma chance de nos reconectar com Ele, um chamado para acordar nosso espírito.
Os cabalistas acreditam que através da ansiedade nós somos alertados de um caminho errado que tomamos, nos dando a capacidade de nos reorientar na direção de nosso próprio destino.
Talvez nós estivéssemos excessivamente focados nos desejos pessoais, ou em atingir fama e fortuna e tenhamos negligenciado nossas necessidades espirituais e as necessidades dos outros.
A ansiedade nos oferece uma chance de dar um passo para trás e olhar para nossas vidas objetivamente.
"Faça uma revisão, e isso irá elevá-lo"
(Mishlei 4:8).
Nós precisamos examinar nossas prioridades emocionais e espirituais e trabalhar ativamente para alcançá-las. Somente então poderemos experimentar a verdadeira paz de espírito.
Dicas para lidar com a Ansiedade quando ela aparece:
- Mantenha um diário: escreva todo dia cinco coisas pelas quais você é grato.
- Pratique atos de bondade.
- Reconheça seu incrível potencial e empenhe-se em maximizá-lo diariamente.
- Afaste sua mente das suas preocupações através da ajuda aos outros.
- Enfrente seus medos - eles não são tão terríveis quanto você imagina.
- Aceite os aspectos positivos da ansiedade e use-os para melhorar sua vida.

Fonte: Kabbalah.com

(repasse Marcelo Veneri)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário