A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

9 de Av : Tishá B'Av

É fácil deixar que nossos pensamentos e preocupações compliquem nossa vida.
Mas é preciso fazer muita força para ser simples. (Yehuda Berg)
 
Em 1492, no dia 9 de Av, Cristovão Colombo partiria em viagem rumo ao Novo Mundo, mas decidiu esperar o dia passar, já com a tripulação inteira no barco.
Partiram no dia 10 de Av, porque como todos os cabalistas experientes, Cristovão Colombo sabia que o dia 9 de Av era o dia mais negativo do ano.
 
Durante 24 horas, Tisha B’Av – o dia 9 do mês de Av (Leão), a força do caos recebe permissão para exercer total controle sobre o Universo.
Por esse motivo, fazemos jejum durante essas 24 horas, nos abstendo de comer e beber durante todo esse período..
Além disso, lemos o milenar Livro das Lamentações (Megilat Eicha), um texto cabalístico escrito pelo profeta Jeremias para contar a história da destruição do Templo Sagrado em Jerusalém.
A leitura do pergaminho serve como uma vacina contra a própria doença que causou a destruição.
Os cabalistas revelam que esse dia mais escuro é também o dia em que o Messias (Mashiach) nascerá.
O Messias não é uma pessoa que virá para nos salvar, mas um estado de consciência, em que a humanidade se verá livre de todas as formas de comportamento reativo.
 
Vamos saber um pouco mais sobre este dia tão negativo
 
9 de Av : Tishá B'Av
 
O dia 9 de Av é considerado "o dia mais negativo do ano" em função de diferentes acontecimentos, como a destruição dos dois Templos Sagrados, o início da expulsão dos judeus da Espanha em 1492 ("converter ou morrer") e, antes de tudo isso, a mentira dos 10 líderes que, às portas da Terra Prometida, condenaram os Bnei Israel a mais 40 anos de peregrinação pelo deserto.
Todo acontecimento é reflexo de uma ação passada, o que nos torna responsáveis pelas  nossas próprias bênçãos e maldições.
Assumir o seu próprio fardo (kaved) é o primeiro passo para que a Glória (Kavod) seja revelada (fardo e glória, em hebraico, compartilham as mesmas letras, por isso a associação).
Num dia 9 de Av o povo hebreu teve medo de lutar pelo que acreditava, a Terra Prometida, e deu ouvidos aos 10 líderes, mesmo após de ter presenciado inúmeros milagres.
No tempo dos Templos, apesar do cumprimento regular das mitsvót ("conexões"), a conduta entre os judeus não era adequada - processos contínuos e acumulativos de lashon hará ("malediscência") que chegaram ao seu ápice destrutivo, por duas vezes, em um 9 de Av.
O grande propósito de 9 de Av não é lamentar os erros do passado, mas ser capaz de transmutar a negatividade e o ódio gratuito presentes hoje em algo luminoso, por isso o Zohar estabelece o 9 de Av como o início da Era do Mashiach, algo que só será possível com um número cada vez maior de pessoas compartilhando a sabedoria da Cabalá.
9 de Av é um dia de jejum completo - nada de bebida ou comida das 18h do dia até às 18h do dia seguinte.
Também evitamos o banho e os cuidados cosméticos.
Calçados de couro são proibidos.
Na oração de Shacharit (serviço da manhã), omitimos a bênção "que provê todas as nossas necessidades".
Na refeição anterior ao jejum deve-se comer ovos (antídoto para energia de julgamento).
 
Tisha B´Av – O dia mais negativo do Ano começa na noite de 9 de Agosto até por do sol do dia 10 de Agosto

O Tisha B´Av é o dia mais negativo dos três meses negativos do ano.
Nestes meses, nós somos advertidos em não começar qualquer coisa nova mesmo nas Terças-feiras, que são considerados dias geralmente positivos.
A quantidade de Luz revelada poderia oprimirmo-nos como uma inundação, e como pode haver uma inundação de água, pode haver uma inundação de fogo.
 
De acordo com o Zohar, no mês de Av é um período perigoso por causa do nível elevado da energia transmitida durante esse período no Universo.
A energia propriamente dita não é negativa, mas sua força tremenda é mais do que nossos receptores podem suportar sem serem danificados.
Esta lei aplica-se ao mês inteiro com a exceção de um dia: Tu B´Av (dia dos namorados cabalístico).
No geral, nós começamos coisas novas até a metade do mês Lunar.

Durante a história, muitas guerras e eventos destrutivos ocorreram neste dia. Entretanto, onde há uma grande escuridão, lá estará um potencial enorme de revelar uma tremenda Luz.
Tudo depende de nossas ações.
Fazendo conexões Cabalísticas especificas em Tisha B´Av, nós podemos fazer exame de todas as ações negativas que podem nos acontecer (e no mundo) e transformá-las em tremendas bênçãos, invertendo o efeito negativo, no lugar de julgamentos, trazermos misericórdia e enormes bênçãos
 
Fonte: Academia de Cabala e Kabbalah Centre

Nenhum comentário:

Postar um comentário