A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 7 de agosto de 2011

Qualquer um pode se conectar com a Árvore da Vida


No final da Primeira Guerra Mundial, vivia na Rússia um grande sábio conhecido como Chafetz Chaim. Era o tempo da Revolução Russa, e os revolucionários haviam entrado na cidade onde o Chafetz Chaim morava. Eles logo criaram um tumulto, soltando todos os criminosos da prisão, inclusive um famoso ladrão e assassino chamado Moshe. Usando ameaças e intimidação, logo Moshe tornou-se uma pessoa poderosa na cidade. Um dia, quando o Chafetz Chaim estava caminhando com dois de seus alunos, Moshe estava vindo em sua direção. O Chafetz Chaim olhou bem para ele e disse, "Shabat Shalom, Moshe, " ao que Moshe respondeu, "Shabat Shalom, meu Mestre." O Chafetz Chaim então disse, "Talvez você queira se juntar a nós para a terceira refeição do Shabat?" Moshe respondeu, "Eu já fiz a terceira refeição," mas o Chafetz Chaim insistiu novamente dizendo, "Bem, talvez você venha conosco assim mesmo."

Então Moshe compreendeu que o Chafetz Chaim tinha algo importante a lhe revelar, e concordou em ir com eles.

Quando chegaram na casa, o Chafetz Chaim fez com que seus alunos se retirassem, para que pudesse ficar a sós com Moshe. Mas os alunos deixaram a porta entreaberta, a fim de escutar a conversa.

O Chafetz dirigiu-se ao criminoso e disse, "Moshe, quero lhe ensinar uma palavra da Torá". Moshe respondeu, "O que me importa a Torá?" Mas o Chafetz Chaim continuou, "Moshe, por favor escute. Está escrito no começo da Torá: 'E Deus plantou um jardim no Éden.' Por que Deus tinha que colocar a Árvore da Vida propositalmente no meio do Jardim? Porque se a Árvore da Vida estivesse em um canto do Jardim, a distância até a Árvore a partir de um dos lados seria maior do que de outro. Assim, Deus a colocou no meio, para que a distância até a Árvore fosse igual a partir de todos os lados."

E prosseguiu, "Depois do Shabat, estarei partindo. Você e os revolucionários prometeram dar comida e abrigo a todos nesta cidade. Mas até agora, vocês não fizeram nada a não ser causar problemas. Eu mesmo forneço alimento para 42 famílias. Quando eu me for, quem os alimentará? Foi por isso que lhe contei sobre a Árvore da Vida no Jardim, que é acessível por todos os lados no Mundo Vindouro. Se você me prometer que dará comida a todas as famílias, eu lhe prometo que você alcançará a Árvore da Vida."

Moshe respondeu, "Eu concordo, meu Mestre. Eu prometo. Negócio fechado!" Então Moshe se foi, e viu que os alunos haviam escutado o que ele dissera. Ele disse aos alunos, "Se houvesse mais mestres como ele no mundo, não precisaríamos de uma revolução!"

Isto nos ensina que literalmente qualquer um pode alcançar a Árvore da Vida, que se encontra no meio do Jardim do Éden; é um mérito que temos. O Rav, assim como o Chafetz Chaim, não se importa nem um pouco com o que uma pessoa possa ter feito no passado. O importante é como cada um de nós pode alcançar a Árvore da Vida.



Yehuda Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário