A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tratando como Bebês


O Yehuda Berg nos ensina que o segredo da vida (leia-se felicidade) é tratar as pessoas (todas elas, sem exceção) como se fossem bebezinhos.

Como é que nós tratamos um bebê?
Com amor e delicadeza (tolerância).
Nós damos amor e fazemos tudo pelo bebê sem esperarmos receber nada em troca!
E se nós queremos receber todas as bênçãos que o Criador deseja nos dar temos que procurar tratar as pessoas como se fossem “bebezinhos”.

Queria compartilhar uma reflexão minha sobre o ensinamento, “Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado”.

Quando comecei a meditar sobre esse ensinamento consegui compreender o porquê da negatividade que vinha acontecendo comigo no começo dessa semana (as pessoas sendo grossas comigo, me criticando sem razão, me dizendo que eu não merecia o que elas faziam por mim, etc.) e vi que eu em algum nível estava fazendo essas mesmas ações para alguma pessoa (não necessariamente para as mesmas pessoas que fizeram isso comigo).
Pensei: se alguém vem com intolerância para cima de mim é porque tive intolerância para com alguém!
Se alguém vem e me diz que não faço por onde merecer a ajuda dela, é porque de alguma forma disse isso pra alguém!
Se alguém me ignora sem eu ter feito nada para merecer isso é porque ando ignorando alguém que não merecia ser ignorado!
E etc.
Confesso que esses dias fiquei bem abalado com as pessoas, mas hoje olho pra “trás” e agradeço tudo que elas fizeram comigo porque me fizeram “abrir o olho” para o que eu estava fazendo com as pessoas!

Se nós não queremos ser ignorados então não podemos ignorar as pessoas.
Se nós não queremos ser diminuídos pelos outros, não devemos diminuir ninguém.
Se nós queremos ser tratados bem, temos que tratar todo mundo bem, porque se nós tratamos uma só pessoa mal, então estamos “encomendando” ao universo o seguinte pedido: “Por favor, manda uma pessoa que me trate mal, ok?”

Façam a seguinte reflexão:
Será que existem pessoas em nossas vidas que não andamos dando o valor que elas merecem?
Será que vemos pessoas que necessitam de algo e inventamos a gente inventa desculpas para não ajudá-las?

Falando por mim: quantas vezes eu estava de carro ou andando de pé e vi alguém com fome na rua e por estar ocupado, apressado ou sem comida ou dinheiro na hora resolvia passar direto como se na verdade isso não fosse “problema meu”? Muitas
E quantas pessoas eu classifico como “menos importantes” onde não procuro dar atenção ou não me sinto com desejo de tratá-las tão bem como trato alguém que classifico como “pessoas queridas”?
Muitas!

A verdade é que hoje, no mês de Leão desse ano, vejo que todas essas pessoas e oportunidades me foram dadas pela Luz para eu compartilhar algo com elas, e fazer por onde merecer receber minha vida feliz, merecer receber a realização dos meus maiores desejos e sonhos!
E eu Pedi e Perdi as oportunidades, ignorei e atropelei as oportunidades de ganhar Luz, as oportunidades de conseguir sair da minha Zona de Conforto e compartilhar amor, atenção, sorrisos, abraços e até o ouvido com as pessoas que precisavam daquilo que o Rav Berg mais repete: Dignidade Humana!

Quando perdemos a oportunidades de ajudar a suprir as necessidades do outros (dar dignidade a elas) a Luz irá nos imitar e também deixar de suprir as nossas.
A Luz apenas imita o que fazemos com o outro.

15 de Av, Tu B´Av é um dia extremamente poderoso.
Capaz de inclusive de mudar nosso DNA espiritual e nos tornarmos pessoas melhores para que então possamos ter melhores relacionamentos e inclusive merecer ter nossa alma gêmea.
E para quem é casal a energia de Tu B´Av tem o poder de trazer paixão e rejuvenescimento para o relacionamento, para deixar tão feliz e amoroso como se fossem os primeiros dias da relação.
Por isso apreciem e aproveitem essa energia única, que só acontece uma vez ao ano!

Algumas meditações para esse dia:
Dos 72 Nomes:
- Nome n° 12 – Amor incondicional
- Nome n° 28 – Almas gêmeas
- Nome n° 47 – Transformação Global – Dignidade humana

No Zohar podemos meditar na porção de Terumá – que tem o poder de atrair nossa alma gêmea e energia para o casamento e casais
Para quem tem o Zohar, a porção Terumá se encontra no volume 11.

Na oração do Ana Bekoach recitar/meditar especialmente a primeira linha – poder do amor incondicional e na segunda linha – poder de eliminarmos nosso sistema reativo – ego.

Lembrando que nesse dia o mundo espiritual estará “coladinho” com nosso mundo físico nos permitindo atrair qualquer Luz que estejamos precisando no momento: prosperidade, sabedoria, orientação, força positiva, saúde, cura, etc.

Qualquer meditação feita nesse dia vai ter um poder incrível!
Por isso, aproveitem!

Por: Shimon Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário