A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Deus Está em Tudo


Semana que vem estaremos chegando ao final do mês.
O dinheiro está curto.
As parcelas do cartão de crédito aumentam.
Também tem que pagar o colégio, entre outros.
As notícias boas são mais raras todos os dias.
 
O mês de Câncer (mês de Tamuz) em geral pode ser forte quanto às emoções.
O que podemos fazer?

Orar!
Orar pela habilidade de reconhecer que Deus está em tudo.

Todos nós temos bênçãos em nossa vida até quando estamos tendo dificuldade em encontrar nossa alma gêmea ou ganhar mais dinheiro ou reorganizando nossas vidas ou batalhando contra uma doença ou depressão.
Até quando a vida parece mais escura, sempre há uma Luz piloto acesa.
Em algum canto.
Você não estaria lendo isso aqui se não houvesse uma Luz piloto em seu corpo.
Busque essa Luz hoje.
“Conte suas bênçãos”, como dizem.
O que você tem para agradecer, justo agora, nesse segundo?

Confesso a todos que se a Cabala fosse mais uma “sabedoria do otimismo”, nunca teria estudado ela.
Hoje agradeço a Deus por ter merecido conhecer uma sabedoria que me desse tanto o poder do pensamento positivo como também os conhecimentos que explicam como as leis espirituais do universo funcionam.
Isso é o que é Cabala.
E como é que essas leis funcionam?
Basicamente é assim: “Se você quer algo, você tem que dar algo.”
Esse ensinamento é muito rico, e pode ser aplicado em qualquer coisa que exista em nossa vida.
Por exemplo: Por que é que os Cabalistas pedem que a gente conte nossas bênçãos no momento em que estamos num caos?
Porque esse ato faz com que não só protejamos essas bênçãos que já temos, como também faz com que novas e necessárias bênçãos venham para nossa vida!

Se contamos nossas bênçãos nós atraimos mais bênçãos!

O contrário também é verdade:
Se pensamos nos problemas, nas dificuldades e dores que enfrentamos na vida, terminamos como que atraindo mais problemas, mais dificuldades e dores pra nossa vida.

E isso é mais do que a “lei da atração”.
Isso é mais do que uma lei que nos ensina como receber coisas.
Essa lei é “simplesmente” a lei que nos ensina a nos tornarmos como Deus!
E esse é o propósito de estarmos nesse mundo: nos tornarmos como Deus!
E como é Deus?
Uma força que só pensa no próximo, nunca somente em si mesmo!
E se durante o processo nós recebermos coisas, que bom!
Mas o objetivo final e prioritário é nos tornarmos como o Criador.
E quando nos comportarmos como o Criador, podemos receber tudo!
Podemos ter a vida que quisermos!

E aproveitando o assunto do “se quero algo eu tenho que dar algo”, isso funciona do modo negativo também.
Vou dar um exemplo que aconteceu comigo:
Certo dia uma ex namorada ligou para o meu celular e por ver que era ela eu não atendi. Na hora a Luz bateu e me disse: “Depois não reclame quando você ligar pra ‘fulana’ e ela não te atender”.
Essa “fulana” é uma pessoa que estou interessado, e ironicamente, ela tem esse hábito de não atender minhas ligações na hora que ligo.
E nesse momento eu entendi o verdadeiro por que de fulana não atender minhas ligações: eu faço isso com outras pessoas!

Entenderam a conexão?
Se faço isso com alguém, se ignoro alguém, a Luz vai fazer com que alguém me ignore também!
Se dou indiferença, vou receber indiferença!
Essa lei serve para qualquer coisa que eu fizer com o outro!
Aí esta o porquê das coisas ruins acontecerem conosco – significa que estamos  fazendo a mesma coisa com os outros ou com nós mesmos!
Só podemos ganhar algo (de bom ou de ruim) se nós damos isso.

Pra ficar bem claro essa lei, vou compartilhar com vocês umas palavras do professor Shmuel Lemle:
Se nós não julgarmos ninguém, nós não podemos sermos julgados. Podemos  fazer todo tipo de negatividade, mas se não julgarmos ninguém as leis de causa e efeito não poderão atingir-nos.
Mas no segundo que julgarmos alguém aí toda força da negatividade que causamos vai poder então atingir-nos

Ótimas palavras do Shmuel.
Creio que elas têm uma grande poder de nos fazer “acordar” para o que andamos fazendo com nossa vida e com a vida dos outros.

Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário