A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 28 de agosto de 2010

Bom Sinal

Aqui está uma simples sabedora da Cabala:

Nas áreas onde estamos procurando por prazer temporário na vida, agora, poderemos ter caos duradouro.
Onde estamos dispostas a ter desconforto temporário, temos boa chance de obter plenitude duradoura.
Se você já está se sentindo desconfortável em alguma área da vida, saiba que é um bom sinal.
Você está no caminho para a plenitude.
Se algo for desconfortável, então isso é bom, então estamos no caminho certo. Sobre isso, queria tentar esclarecer que o “procurar o desconforto” não significa procurar ser um masoquista, mas sim, um cabalista – alguém que recebe Luz.
Para aqueles que não sabem, a palavra “Cabala” quer dizer “receber”, então quem estuda Cabala aprende a receber.
Todos os ensinamentos da Cabala tratam de aprendermos a receber a Luz do Criador, e dentre esses ensinamentos está um dos mais práticos: Procurar o desconforto.
Numa palestra, Yonatan explicou sobre a diferença entre a dor e o sofrimento.
Disse que os Cabalistas ensinam que a dor é a maior benção que existe e deu um exemplo sobre isso:
“Se coloco a mão no fogo e sinto dor, eu tenho a reação de tirar a minha mão do fogo. Ou seja, quando sentimos dor, significa que estamos recebendo uma mensagem de que algo está errado (em nós), e que devemos fazer certas mudanças.”
Imagine se não sentíssemos dor na vida, como íamos saber se estamos fazendo o errado, se estamos indo oposto ao caminho de nossa felicidade?
“A pessoa quando tem algum problema, alguma situação difícil, caótica, deveria agradecer a Luz, ao Criador, como se já tivesse superado o problema, eliminado o caos, e ter aprendido a lição que a situação trouxe.”
Aprendemos com essas palavras que esse conselho cabalístico não se trata apenas de sermos mais otimistas e termos certeza na Luz, mas também que, quando vemos qualquer caos, qualquer dor, como se ela já estivesse ido embora, injetamos energia para que realmente o caos e a dor vão embora!
A nossa consciência cria a nossa realidade, então, se nós já acreditamos que o caos e a dor já foram, ele terão que Ir!
E os Cabalistas ensinam que há outro caminho que nos leva a aprender coisas sem precisar que tenhamos a dor, esse caminho chama-se “transformação espiritual” e nesse caminho existem “pedras” que se chamam “situações desconfortáveis”.
Se queremos ir por esse caminho, temos que vencer as “pedras” (o desconforto), para então chegarmos onde queremos: felicidade e satisfação duradoura.
Compartilho um trecho do livro, “Torna-Se Como Deus – A Cabala e Nosso Destino Final”, autor Michael Berg:
“O conforto que realmente queremos, o conforto último, é a união com o Criador. Por outro lado temos o conforto ilusório do corpo,e, por outro lado, o verdadeiro conforto da alma.
Não podemos estar confortáveis em ambos os universos ao mesmo tempo, assim como não podemos ir para o leste enquanto estamos indo para o oeste,.
Ou estamos nos movendo em direção a Deus ou estamos nos movendo em direção ao ego, à morte e ao sofrimento.
E o caminho para o verdadeiro conforto – que é Deus – passa por uma grande dose de desconforto.”
Sabemos muito bem como é bom “brincar de vida”, de só procurar coisas confortáveis e o tempo inteiro procurar fazer coisas para satisfazer somente nós mesmos, mas devemos ter em mente que é melhor ainda e real o poder de viver conectado com a Luz.
Por que se contentar com tão pouco (satisfações e prazeres que vem do ego) se podemos ter Tudo - a Luz que controla o Mundo Espiritual e o Mundo Físico?


Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário