A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


domingo, 15 de agosto de 2010

Responda-me Isso

Um grande sábio disse uma vez:

“Para as perguntas há respostas, mas para as respostas não há respostas”.
Quantas vezes fazemos perguntas espirituais, apesar de que temos a resposta negativa em mente?
Fazemos perguntas retóricas como uma maneira de aprovar nossas opiniões.
Isso não é procurar a verdade.
Pratique deixar suas noções preconcebidas lá fora quando você faz perguntas que consistem a verdades espirituais mais profundas.
Abra-se a escutar objetivamente o ponto de vista espiritual.
Imagine um homem que está com um desejo de trair sua esposa.
Então ele começa a refletir:
“Estou me sentindo atraído por aquela moça, mas eu sou casado....Mas minha esposa não vai saber,...Essa moça é tão atraente...Mas eu amo minha esposa e ficaria louco se ela me deixasse...Mas essa moça está me ‘dando mole’, tenho que aproveitar...”
E depois de toda essa “reflexão”, o homem pergunta assim a Luz:
“Luz, eu saindo com essa moça não é uma maneira de compartilhar amor com ela? Se foi ela quem me desejou primeiro, então não estarei agindo com ego, não é? E quem sabe minha esposa me traiu em uma vida passada e por isso tenho que aproveitar e dar o troco a ela?”
Que conversa louca esse homem teve com a Luz
Com suas próprias perguntas ele fez as respostas que ele gostaria de ouvir
E fazemos isso, num nível ou em outro.
Sabemos que uma coisa vai nos desconectar da Luz e mesmo assim arrumamos um monte de argumentos loucos para encobrir a verdade espiritual.
Dizemos que alguns goles de bebida não vão elevar nossa pressão arterial.
Dizemos que um pouquinho de açúcar não vai aumentar nossa diabete.
Dizemos que um dia que não meditamos não vai fazer diferença em nossa vida. Dizemos que uma mentirinha não vai criar algum estrago.
Dizemos que agir com ego às vezes é preciso. Etc
“Para se chegar ao céu temos que passar primeiro pelo inferno”, mas isso não significa que temos que passar uma temporada lá no inferno, é somente para passar, e não ficar. Mas adoramos a “estadia” dos nossos infernos pessoais não é?
Achamos que de alguma forma essa estadia vai nos render aquilo que desejamos.
Somos viciados em ilusões, e por isso, só por isso, não temos nossos sonhos Realizados. Se queremos ilusões então será isso que vamos continuar recebendo, e nos afundando... cada vez mais...na lama de ilusões.

Por: Yehuda Berg e Shimon Ferreira


(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário