A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 10 de agosto de 2010

“O mundo todo foi criado para mim”

Um dos problemas das ilusões em que caímos é que nos envolvemos muito com o que está acontecendo conosco, com o que as pessoas fazem por nós, e com o que temos que fazer pelos outros.
E esquecemos o único motivo pelo qual as coisas acontecem, a única razão pelas minhas interações com outras pessoas.
No final só há um propósito: Minha mudança.
Na introdução às 10 emanações luminosas, Rav Elazar fala sobre uma seção do Talmud.
Lá diz que todo indivíduo precisa dizer:
"O mundo foi criado pra mim".
O que isso significa?
Tudo aqui, cada interação hoje, toda interação em minha vida, é apenas pra mim. Não para o bem ou ajuda que eu darei a outras pessoas.
É só pra mim.
Todas as pessoas no mundo e todas as interações que eu tenho em minha vida são pra me ajudar a mudar.
O mundo inteiro, tudo em minha vida, é pra apenas um propósito: Dar as oportunidades que eu preciso.
Essas interações, as outras pessoas no mundo, me ajudam a aperfeiçoar minhas qualidades.
A única razão pela qual eu tenho interações com outros é aperfeiçoar a mim mesmo.
Rav Ashlag diz que devemos aperfeiçoar nossas qualidades da maneira que elas devem ser pela Luz do Criador.
É fácil começar a pensar sobre o que eu tenho que fazer pelos outros no sentido de criar preocupações ou qualquer tipo de desconexão com a Luz do Criador.
Freqüentemente, aqueles envolvidos com o trabalho espiritual, todos nós de uma forma ou de outra, somos professores das outras pessoas.
Também nos envolvemos com as preocupações desse trabalho.
Esquecemos que a única razão pra essa interação foi pela minha mudança, afim de que eu me torne uma pessoa melhor.
A situação em que nos encontramos agora é por que o Criador sabe que precisamos dessa interação pra nos tornamos o que precisamos ser.
Tudo o que está acontecendo em minha vida é pra apenas um propósito.
Que é pra minha mudança, pra meu crescimento.
Se eu estiver envolvido com outras pessoas, e nas coisas que tenho que fazer externamente e esqueço que tudo que acontece é pra minha mudança, pro meu crescimento, eu acabo perdendo tudo.
Nenhuma responsabilidade, nenhuma interação, nenhum trabalho, é por nenhuma outra razão senão a minha mudança.
Vivemos no mundo das ilusões.
Achamos que precisamos criar uma saída.
Nada disso.
Todas essas coisas estão em minha vida porque eu tenho que mudar com elas e sobre elas.
Todas as situações, boas ou ruins, caos ou positividade, não estão aqui pra serem resolvidas por mim.
Estão aqui pra eu crescer com elas.
Se realmente entendermos isso e vivermos isso, podemos diminuir tanta preocupação, e nossas mentes não serão diminuídas por essa preocupação.


Por: Michael Berg

(repasse Marcelo Veneri)

Nenhum comentário:

Postar um comentário