A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


sábado, 10 de março de 2012

Ações com total paixão e dedicação



Muitas vezes somos excessivamente realistas.
Confiamos demais na lógica racional.
Sabemos quem somos, conhecemos nossas imperfeições, e por isso nos limitamos. Não acreditamos que temos o poder de realizar grandes mudanças.
Mas a verdade é que se colocarmos toda a nossa energia no que estamos fazendo, podemos gerar resultados positivos que vão além da lógica.
O segredo é fazer cada ação com total devoção e dedicação.
Ir inteiro, e não pela metade.
 
A seguinte história ilustra este conceito:
 
O Baal Shem Tov era um grande mestre espiritual, com dezenas de discípulos. Tinha total conexão com o plano superior.
Certa vez recebeu uma mensagem dizendo que o trabalho espiritual que mais agradava aos céus, e que era superior ao seu, era o de Moshe, o pastor.
O mestre foi com seus alunos observar o que fazia de tão especial aquele pastor.
Moshe estava no campo com seu rebanho.
Não tinha livros, na verdade tinha pouco estudo e mal sabia ler.
Tinha apenas um apito de pastor.
De repente Moshe olhou para o céu e disse:
- Criador, eu te amo tanto, quero fazer alguma coisa por você. Não sei estudar, não sei rezar, mas tenho este apito. Por favor, aceite este som como minha oferenda.
E soprou o apito longamente, com toda força, a plenos pulmões, até cair no chão exausto.
Ficou caído algum tempo.
Ao se recuperar, levantou-se e falou de novo com os céus:
- Criador, não sei estudar, não sei rezar, mas posso dançar.
Por favor, aceite esta dança como minha oferenda.
E dançou entusiasticamente, cheio de amor, em êxtase, até não aguentar mais. Caiu novamente no chão, totalmente exaurido.
Ao se levantar, voltou-se mais uma vez para o céus e disse:
- Criador, eu quero fazer alguma coisa por você, que é tão bom comigo. Não sou rico, mas tenho esta única moeda. Por favor, aceite minha moeda como doação.
E jogou a moeda com toda força para cima.
O Baal Shem Tov e seus alunos viram uma mão aparecer no céu e pegar a moeda, aceitando a doação do humilde pastor.
 
O mestre falou:
- Eu achava que sabia o que era o trabalho espiritual, mas só agora entendi de verdade.
 
A lição é que se fizermos nossas ações com total paixão e dedicação, os resultados serão inacreditáveis.
 
Por: Shmuel Lemle

Nenhum comentário:

Postar um comentário