A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 6 de março de 2012

Não Aceitar os Decretos Negativos

Quando Moisés estava no alto da montanha trazendo a Luz do Criador ao mundo, os israelitas caíram ao construir um bezerro de ouro. O Criador estava entregando as tábuas da lei a Moisés. O Criador segurava uma metade das tábuas e Moisés a outra. Quando os israelitas fizeram a estátua o Criador tentou pegar as Tábuas de volta das mãos de Moisés. Moisés se recusou a devolver as Tábuas e puxou para seu lado. O Talmud diz que Moisés foi mais forte e arrancou as Tábuas das mãos do Criador.
O que podemos aprender deste cabo de guerra entre Moisés e o Criador no momento do Bezerro de Ouro?
A primeira lição é que não temos que aceitar os decretos. Até se uma profecia vem do Criador sempre há uma abertura.
Se está no Talmud é um ensinamento divino. Aceitamos a palavra do médico ou do advogado como a palavra final. Não aceite o decreto negativo. Até o que vem do Criador pode mudar, quanto mais o que vem de seres humanos limitados.

Shmuel Lemle

Nenhum comentário:

Postar um comentário