A espiritualidade frequentemente sai pela janela no instante em que entramos em uma discussão, tropeçamos em uma crise ou caímos em depressão.



A escuridão toma conta tão rapidamente que esquecemos de tudo que aprendemos.



É por este motivo que é bom estudar diariamente, ler uma passagem da torah ou algum texto inspirador, decorar uma citação ou assistir uns minutos de uma palestra para nos lembrarmos do que é realmente importante.



Dê a sua mente algo para mastigar, para que ela não mastigue a si mesma.



Yehuda Berg


terça-feira, 6 de março de 2012

A Fórmula de Deus

Quer dizer então que nós vivemos numa prisão — uma prisão estranha, com certeza, porque a maior parte de nós, prisioneiros, nem percebe que está atrás das grades.
Estamos condicionados até a ridicularizar a idéia de que poderia de fato existir um outro mundo, um mundo de alegria e Luz, brilhando logo atrás dos muros da prisão.
Então, um dia, alguém nos entrega um plano de escape que inclui uma planta da prisão e um plano de fuga passo a passo.
Um plano infalível.
O que faremos?
O que estou para revelar é um projeto para a liberdade.
É claro, não vivemos literalmente dentro dos muros de uma prisão, e não estamos literalmente confinados em celas sombrias de concreto, mas estamos aprisionados pela dor, pelo sofrimento e pela morte, sendo assim, na verdade, o que estou prestes a apresentar é um plano de fuga da prisão de segurança máxima mais poderosa jamais construída.
Se isso for verdade, se a vida não é como deveria ser, se realmente existe uma vida de alegria e fartura destinada a nós pelo Criador, a çógica ditaria que o plano que estou prestes à revelar é mais que um conselho interessante. é mais que mais um apanhado de textos de informação positiva sobre a vida para ler e esquecer.
Se este realmente for um plano de fuga viável, a lógica dita que esta é a informação mais importante que já lhe apareceu.
Não deve simplesmente ser lida, deve ser apreendida. deve ser estudada e memorizada, ou copiada e colocada no bolso para poder ler na rua, ou colada no espelho para que seja a primeira coisa que você vê quando acorda.
Este plano envolve seis afirmações e o que chamarei de a Fórmula de Deus.
As seis afirmações que se seguem servem como uma explicação da vida como ela é, e da vida como ela deveria ser.
A Fórmula de Deus fornece um método para ir de um lugar para o outro.
É rigorosamente lógica, mas não é, no entanto, um produto da razão humana. Nasceu da informação revelada ao longo de milênios a homens cujo destino era receber tais verdades e repassá-las para o resto de nós.
É uma mensagem do outro lado do muro, um raio de sol passando através de uma fresta na porta da prisão.
1-O mundo é a guerra entre duas forças opostas: Luz e Escuridão.
Não existe permanência no Universo
Existe somente movimento.
Das duas uma, ou estamos indo em direção à Luz ou estamos indo em direção à Escuridão. Através de nossas ações, escolhemos nossa direção.
2- A fonte da luz, mais conhecida como Deus, é a origem de toda felicidade, satisfação e vida. A força da escuridão, mais conhecida como natureza do ego, é a fonte de toda dor, sofrimento e morte.
Todas as coisas positivas que experienciamos em nossas vidas são manifestações da Luz do Criador. Ego é o estado de total desconexão da Luz de Deus; portanto, traz Escuridão completa.
Nós navegamos entre essas duas forças.
Quando uma pessoa está nas garras do Desejo de Receber Somente para Si Mesmo, tende a ir cada vez mais para perto da Escuridão.
Ali, nos fartamos numa dieta estável de caos e doença e somos por fim condenados à morte.
3- Nós criamos nossas vidas dependendo da força com a qual nos conectamos.
Há uma escolha a ser feita a cada momento.
Temos o poder de escolher nossa realidade.
A cada momento, nos conectamos em diferentes níveis com a Luz e com a Escuridão, dependendo de nossas ações.
Na medida em que nossas ações estiverem conectadas com Deus, experienciaremos Luz e satisfação.
Na medida em que nossas ações estiverem conectadas com a Escuridão e com o ego, experienciaremos dor.
Quando escolhemos nos aproximar da Luz, experienciamos um nível maior de satisfação e menos dor.
Quando escolhemos nos aproximar da natureza do ego e da ausência da Luz de Deus, aumenta nossa experiência de dor e diminui nossa satisfação.
Estas são nossas únicas escolhas.
4- Nós nos conectamos com as duas forças através da lei da similaridade de forma: nós nos conectamos e nos tornamos aquilo com que nos tornamos semelhantes.
Estamos acostumados com a idéia das coisas estarem separadas por espaço.
Num nível mais profundo, as coisas estão separadas ou conectadas por uma semelhança ou dessemelhança de forma.
Estamos separados de Deus, por exemplo, por não sermos como Ele; não igualamos Sua essência.
Sua essência é compartilhar, a nossa é receber.
De acordo com a Lei de Similaridade de Forma, quando as essências se igualam, a separação termina.
Isso significa que à medida que nossa essência se torna mais semelhante à essência de Deus, nos aproximamos de ser como Deus.
Uma outra maneira de dizer isto, nos tornamos como Deus nos comportando como Deus.
5- Nós nos tornamos como Deus através de sistematicamente destruirmos o ego, porque o desejo de receber somente para si mesmo é o oposto de Deus. Ele não recebe de ninguém.
Devido a um caso cósmico de identidade equivocada, nos conectamos com o ego, com uma dessemelhança de natureza com Deus. O mundo foi meticulosamente estruturado pelo Oponente para o cuidado e a nutrição desse ego — o anseio sem fim por prestígio, vaidade, louvor e bajulação, e a incessante indulgência a desejos egoístas.
Para alcançar similaridade de forma, para igualar a essência de Deus, devemos nos mover de todo coração na direção oposta: confrontar, humilhar, embaraçar e purgar essa natureza do ego em vez de estimulá-la, e nos livrar da necessidade de ceder aos desejos egoístas, até que nossa essência por fim se torne como a essência de Deus.
6- Nós nos tornamos como Deus ao nos transformarmos em seres que compartilham, porque Deus é uma força de infinito compartilhar.
O Desejo de Receber Somente para Si Mesmo é o oposto da natureza de Deus, que é uma natureza de compartilhar infinito.
Através de nos opormos a este desejo egoísta e nos tornarmos seres que compartilham, nos igualamos à essência de Deus.
Transformar-se num ser que compartilha não significa efetuar um ato ocasional de generosidade.
Exige um movimento contínuo em direção à Luz e a mudança de forma: se tornar um ser em que todo pensamento, toda ação e toda fala vem do Desejo de Compartilhar.
Esta transformação, na qual o compartilhar se torna uma forma de vida, e não meramente um ato ocasional, no qual o compartilhar é feito quando não é fácil e confortável compartilhar, tem um nome especial.
É chamado de compartilhamento transformador.
Através de um processo duplo de erradicar o ego e realizar o compartilhar transformador, nos despertamos nossa verdadeira natureza e nos tornamos como Deus, criando uma vida de total felicidade e satisfação.
Sempre que pudermos, devemos fazer ações para destruir o ego.
Com o passar do tempo, deixaremos de ter receio de situações embaraçadoras e humilhantes; daremos boas-vindas a elas, porque nos ajudam a destruir o ego e realizar nossa verdadeira natureza.
Sempre que pudermos, compartilharemos, principalmente quando não for fácil ou confortável fazê-lo.
Quando vivemos como Deus, constatamos a natureza de Deus em cada célula e erradicamos as barreiras entre nossa verdadeira natureza e nós mesmos.
Quando não vivemos como Deus, vivemos em separação, na natureza do ego, no Desejo de Receber Somente para Si Mesmo.
Neste caso, cada desejo torna nossa separação mais sólida, nos condenando a dor, sofrimento e morte.
Portanto, temos uma tarefa a cumprir neste plano físico: arrancar continuamente o Desejo de Receber Somente para Si Mesmo.
Momento a momento, a cada instante a partir de agora, devemos operar como seres que compartilham.
Nossa tarefa é nos tornarmos como Deus.
Por: Michael Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário